Idosos vivenciam um dia de flor na Casa da 1ª a 3ª idade

Transmutando sentimentos através dos ensinamentos da natureza

A turma da terceira idade vivenciou, na tarde desta terça-feira (27.09), um dia de flor. No evento, que contou com a participação de integrantes da Igreja Messiânica, cerca de 80 pessoas aprenderam a fazer ikebanas (arranjo de flores) na Casa da 1ª a 3ª Idade a fim de alcançar, com essa arte, harmonia e paz interior.

“A arte da ikebana visa transmutar sentimentos, o que vem a calhar numa casa onde várias pessoas entram com diversos tipos de sensações, sejam elas de alegria, tristeza ou mesmo problemas e preocupações do dia a dia”, comenta Denise Fortes, subsecretária Municipal de Política para Idosos.

Enquanto os participantes eram instruídos de como preparar os arranjos, o cantor e compositor Valentim – também messiânico – tocava músicas que evocassem igualmente sentimentos de bem-estar e equilíbrio, como Além do Horizonte, de Roberto Carlos, e Luz do Sol, de Caetano Veloso.

O representante da igreja nas regiões Metropolitana e dos Lagos, ministro José Paiva, ressaltou os benefícios da prática da ikebana para a saúde física e mental:

“Essa arte milenar traz o belo do jardim para dentro de nossa casa e nos ensina a trabalhar a gratidão e o perdão da natureza em nós. Isto traz conforto e harmonia mental, fundamentais para nossa saúde e felicidade”, diz.

Certificado – Ao final do encontro, todos receberam um certificado assinado pelo prefeito Washington Quaquá junto com uma bolsa artesanal confeccionada pelo grupo “Costurando Generosidade”. Também se deliciaram com um lanche preparado especialmente para esta 2ª “Vivência da Flor” que, em 2010, aconteceu em março. Este ano, o evento foi marcado no fim setembro para iniciar as comemorações do Dia do Idoso, em 1º de outubro, lembrando ainda a primavera e o aniversário de um ano da casa. “No dia 1º, a partir das 17h, teremos aqui um baile com a coroação da rainha e do rei da primavera e contamos com a presença do prefeito”, informa Denise.