Ministro da Pesca lança 8ª Semana do Peixe em Niterói

O ministro Luiz Sérgio falou sobre o valor nutritivo do peixe e da necessidade de se consumir mais pescado

O Ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira, esteve ontem (11/09) no Mercado São Pedro, em Niterói, em cerimônia de lançamento da 8ª Semana do Peixe, que acontece simultaneamente em todo território nacional.
Presentes o secretário estadual de Aquicultura, Pesca e Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, e o secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, representando o governador Sérgio Cabral, a deputada federal Jandira Feghali (PC do B), o deputado estadual Paulo Ramos (PDT), secretários municipais de Niterói, Maricá e região, além da atriz Tânia Alves, e outros convidados.
A 8ª Semana do Peixe faz parte do Plano de Desenvolvimento Sustentável – Mais Pesca e Aquicultura, que contempla ações como a inclusão do pescado na alimentação escolar, os módulos de venda do peixe (feira, caminhão do peixe), os Centros Integrados da Pesca artesanal e os parques aquícolas, entre outros.

Alimentação saudável
A atriz Tânia Alves, declarou ser atualmente o peixe a única carne que consome, devido ao grande número de benefícios que traz ao ser humano. “Pratico  alimentação saudável há muito tempo, e a proteína animal de mais fácil absorção pelo nosso organismo é o peixe”, afirmou.
Segundo o ministro Luiz Sérgio, a produção no país de carne bovina é sete vezes menor que a do pescado, a produção de frango 18 vezes menor (o Brasil é o segundo maior produtor desse produto), e das outras carnes, dezenas de vezes menos, porém o consumo regular fica em torno de 40% em relação ao total produzido. “O peixe é uma excelente fonte de proteínas e sais minerais, porém o seu consumo no Brasil ainda é baixo. O ômega 3, por exemplo, auxilia no combate aos radicais livres e é encontrado em diversas espécies de peixes. O combate à miséria e a fome incluem também uma alimentação saudável e o pescado, sem dúvida alguma, é uma das melhores contribuições para isso. O ideal para o organismo humano é consumir peixe, pelo menos duas vezes por semana”, declarou.
Maricá na pauta
O secretário municipal de Pesca, Aquicultura, Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Jorge Soares, informou que Maricá participa da 8ª Semana do Peixe, com medidas de expansão, desenvolvimento e comercialização da pesca. “O Caminhão do Peixe, por exemplo, parceria com o M.P.A., é um projeto que vem dando certo no município. O primeiro Censo Agropecuário, Aquícola e Pesqueiro está cadastrando pescadores artesanais, hoje incluídos na categoria de produtores rurais pelo Pronaf. Junto com o projeto de Reordenamento Pesqueiro, projetos de associativismo, como a inclusão do pescado local na merenda escolar, ajudam a fomentar a produção, comercialização, e o consumo do pescado no município”, concluiu.