Caravana do Trabalho vem a Maricá dia 12

A Caravana do Trabalho estará em Maricá no dia 12/08, oferecendo serviços gratuitos à população

O projeto Caravana do Trabalho, nome pelo qual ficou conhecida a equipe técnica itinerante da Secretaria de Estado de Trabalho do Rio de Janeiro (Setrab), estará mais uma vez atendendo ao público em Maricá, no próximo dia 12 de agosto (sexta-feira), das 9h às 16h, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.

Dos serviços oferecidos, constam: retirada de Carteira de Trabalho (1ª e 2ª via), seguro-desemprego e orientação jurídica sobre outras questões trabalhistas. Uma equipe técnica composta por auxiliares administrativos, farão o cadastro e informarão a população, como das vezes anteriores, sobre direitos do trabalhador.

Para tirar a primeira Carteira de Trabalho é necessário levar uma foto 3 por 4, recente e de fundo branco, e um documento de identidade (RG ou certidão de nascimento). Para a segunda via, o trabalhador deve informar o número da carteira anterior. Durante a Caravana do Trabalho também estarão à disposição informações sobre Balcão de Empregos para pessoas com deficiência, microcrédito produtivo, cooperativismo, ProJovem Urbano, Plano Territorial de Qualificação (Planteq), Plano Setorial de Qualificação (Planseq), Centro de Cadastramento e Orientação Profissional para Estagiários (Cecope), Saúde, Segurança e Ambiente de Trabalho, Ouvidoria, entre outros serviços.

Semtrab/Sine – Outro projeto que vem conquistando cada vez mais espaço na sociedade, é a Gestão Compartilhada do Sistema Nacional de Emprego. Assinada há pouco mais de um mês pelo prefeito de Maricá, Washinton Quaquá, e os superintendentes da Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Setrab), Lauro Grafanaffi e Manuelito Reis Junior, o convênio ampliou consideravelmente o cadastro de currículos, pessoas empregadas e oferta de emprego pelas empresas, no município. Segundo o secretário municipal de Trabalho e Emprego, Clauder Peres, a gestão compartilhada abriu horizontes de postos de trabalho, não só em Maricá, como em toda a região do entorno.

“Com o programa, aumentou a oferta de emprego e a demanda está sendo gradativamente suprida. Recebemos currículos pessoalmente, como também fazemos cadastro de maneira virtual. A procura on-line tem aumentado bastante”, adiantou.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (Semtrab), fica no segundo andar da Prefeitura de Maricá, à Rua Àlvares de Castro, 346, Centro, Maricá. Informações pelo telefone: 26372052 (Ramal 242). A agência do SINE em Maricá, fica à Rua Domiício da Gama, 391, Centro, Maricá. Telefone: 3731-1466.