Atleta de Maricá disputa provas na Europa

A atleta Mariana Mello vem intensificando os treinos visando as competições internacionais - Foto Fernando Silva

Mariana Mello disputa prova na Itália dia 19/6 e já está pré-inscrita nas etapas da Sérvia e da Macedônia, que acontecem no mês de agosto deste ano.

A atleta Mariana Mello, de 17 anos, vai participar da FINA Open Waters Long Distance Grand Prix, competição internacional que acontece no próximo dia 19 de junho, no Mar Mediterrâneo, na Itália. A prova terá um percurso de 36 quilômetros, percorrendo da Ilha de Capri até a cidade de Nápoles. Mariana Mello, que reside em Maricá, será a única brasileira e a mais jovem dentre todos os 20 atletas participantes de diversas nacionalidades, selecionados por seus currículos esportivos e participações em provas anteriores.

A nadadora maricaense, que embarca para a Europa na terça-feira (14/6), foi convidada a participar dessa competição, principalmente devido ao seu desempenho na etapa do Grand Prix na província de Hernandarias, na Argentina, em fevereiro deste ano, numa prova de 88 km realizada no Rio Paraná, onde nadou mais de 11 horas. Nessa oportunidade se tornou a mais jovem nadadora do mundo a cumprir esta distância numa etapa oficial da FINA. Ela também já está pré-inscrita nas etapas da Sérvia e da Macedônia, também na Europa, que acontecem no mês de agosto deste ano.

Mariana Mello tem o apoio da prefeitura de Maricá, através da secretaria de Esporte, que custeia os treinos e as viagens da atleta. Nesse novo desafio, ela terá a companhia do seu treinador é o professor Ricardo Ratto, com vasta experiência em torneios nacionais e internacionais.

“Este ano já nadei duas provas de maratona aquática internacionais, uma na Argentina, do FINA Open Waters Long Distance Grand Prix, de 88 quilômetros, e a da Travessia dos Fortes em Copacabana, com 3,5 quilômetros, e fui muito bem.  Espero repetir esses bons resultados na europa”, afirma a atleta, que foi a campeã na faixa etária júnior feminino desta última competição.

Este ano Mariana se submeteu a uma bateria de exames e testes na Universidade Santa Cecília, em Santos, visando o aprimoramento de sua performance nas maratonas aquáticas de longa distância, já que, logo após o grand prix italiano, vai competir em duas provas também no continente europeu.

Mariana Mello vem cumprindo uma rotina diária de treinos que incluem 15 km de natação por dia e uma hora de reforço muscular. Ela é nadadora do Vasco há 5 anos, acumula na sua curta carreira títulos regionais em piscina e regionais e nacionais em maratonas aquáticas. É uma jovem atleta de muita resistência física, daí a sua opção por nadar provas de maratonas aquáticas de longa distância”, explica Arley Costa, pai e principal incentivador da atleta.

Irmão campeão – No domingo, (12/6), o atleta de natação e maratonas aquáticas Pedro Mello foi o vencedor da primeira etapa do circuito Festmar niteroiense de maratonas aquáticas, em um percurso de 1,2 km na praia de Itaipu. O nadador vascaino conquistou a medalha de ouro na categoria infantil e também no geral masculino. Na mesma competição, Mariana Mello, irmã de Pedro, foi a campeã do geral feminino. Ambos os atletas são moradores de Maricá e tem o apoio da Prefeitura.