Assistência Social em Maricá ganha projetos de expansão

O secretário de Assistência Social de Maricá, Jorge Castor, está expandindo a Pasta e lançando novos projetos

O trabalho da Participação Popular, em projetos como o Censo Agropecuário, Aquícola e Pesqueiro, a ampliação de atendimento do Bolsa-Família, novos cursos para o CRAS e o CREAS, e o aumento da acessibilidade para pessoas com deficiência, fazem parte da reforma

O secretário municipal de Assistência Social e Participação Popular, Jorge Castor, que assumiu a gestão da Pasta há menos de dois meses, está expandindo as atividades da Secretaria e implantando novos projetos.
Um deles é a pesquisa de campo que os Agentes da Participação Popular farão no 1º Censo Agropecuário, Aquícola e Pesqueiro de Maricá. O projeto, que tem início no sábado (11/06), com término previsto para agosto, vai coletar informações importantes para o planejamento, administração e fomento dos setores rural e pesqueiro, priorizando dados econômicos e sociais dos moradores do município.
O programa Bolsa-Família, um dos maiores do setor, é um dos projetos que deverá sofrer expansão. Devido ao crescente aumento da população e do atendimento, que oscila entre 80 a 90 atendimentos/dia, o secretário pretende ampliar o projeto no município, de seis mil para 10 mil beneficiários. Outro setor rojeto a ser reformulado é o das pessoas portadoras de deficiência. Castor quer implantar projetos simples, porém de relevância para este público: fisioterapia, atendimento domiciliar, equoterapia e outros.

CRAS e CREAS
Serão também ampliados os serviços dos  Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) que atuam com o fortalecimento da função protetiva das famílias, promovendo o acesso e usufruto de direitos, inclusão social, geração de trabalho e renda visando autonomia dos beneficiários, e o Centro de Referência Especializada de Assistência Social – CREAS, onde são oferecidos serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de risco ou violação de direitos.
Outra preocupação é com os jovens, que são vítimas de ameaças sociais como o bullying (intimidação de indivíduo ou grupo), e as drogas. Em parceria com outras secretarias como a de Direitos Humanos e Esportes, Castor pretende organizar projetos alternativos para os adolescentes do município. Outro projeto, que está em estudos para ser implantado, é o Cartão Cidadão de Maricá. A idéia já foi aprovada pelo prefeito Washington Quaquá, e uma equipe foi montada para trabalhar o novo projeto. “O prefeito nos confiou esta missão, o que é uma honra e um desafio para todos nós. Estamos expandindo os serviços para toda população. Queremos que os maricaenses tenham plena consciência de seus deveres mas também usufruam dos serviços a que têm direitos. Isto é cidadania”, concluiu Castor.