Ruas do Parque da Cidade ganham pavimentação

0
3147
O aposentado Mariano Lino contempla o trabalho na Rua Ayrton Senna

Moradores comemoram melhorias e Secretaria de Ambiente e Urbanismo anuncia ação de limpeza de rios

 

O olhar do aposentado Mariano Lino sobre as obras de pavimentação nas ruas do Parque da Cidade tem uma mistura de alívio e esperança, que pode ser estendida a outros moradores dali. Como ele, muitos que foram prejudicados com a enchente de abril de 2010 e que sequer podiam andar nas vias por causa da lama têm agora uma nova perspectiva. As intervenções em andamento no bairro, em parceria com o governo do Estado, são parte do que está previsto na verba emergencial oriunda do Ministério da Integração Nacional.

“Perdi muita coisa naquela chuva e fiquei com água até a cintura. A obra aqui está ficando bonita, espero mesmo que melhore nossa condição”, disse o morador de 72 anos, enquanto observa as máquinas colocarem o asfalto no trecho inicial da Rua Ayrton Senna, a partir da esquina com a RJ-106.

Além desta, a equipe formada por 26 trabalhadores está pavimentando também a Rua Antônio Callado e toda a extensão da Avenida Beira Rio, entre a rodovia e a Avenida Francisco Sabino da Costa, de aproximadamente três quilômetros. Além do aposentado, mais gente está feliz com as obras.

“Moro aqui só há um ano mas já passei por dificuldades nesse período. Tive vizinhos que perderam coisas dentro de casa. Creio que  agora vai ficar bem melhor”, acredita o rodoviário Marco Antônio Azevedo, de 46 anos.

A satisfação com as melhorias também trazem ao menos uma preocupação: a velocidade de motoristas imprudentes que se empolgam com a via nova em folha.

“Está realmente ficando bom, só espero que não abusem da velocidade porque temos muitas crianças na vizinhança”, disse o morador Jorge Luiz Alves Teixeira, de 31 anos, que tem a mesma opinião da aposentada Fátima Nagem Russo, de 60 anos e que há nove mudou-se do Rio para viver na Avenida Beira Rio.

“Queria que impedissem os carros de passar correndo aqui e ameaçar a todos nós. Também gostaria que o rio fosse limpo sem retirar as árvores. Fora isso, não há dúvida de que vai ficar bem melhor, pois antes a rua tinha muitos buracos e era difícil andar”, elogia Fátima.

Sobre a limpeza, a Secretaria Municipal de Ambiente e Urbanismo informou que deverá acionar já nos próximos dias um grande projeto de limpeza dos rios da cidade, em especial do Rio Mumbuca, que é margeado pela Avenida Beira Rio. Com relação à velocidade dos veículos, a secretaria disse que é necessário aguardar o fim da pavimentação para fazer um estudo dos pontos críticos e a viabilidade da instalação de redutores nas vias.