Começa o acompanhamento do Programa Bolsa Família

0
914

Famílias inscritas no programa têm até dia 20 de junho para comparecer aos postos de saúde do município

O processo de acompanhamento de saúde do Bolsa Família, feito a cada seis meses, já está em andamento. A coordenação do programa em Maricá informou que  as famílias inscritas podem procurar um dos postos de saúde do município e fazer a consulta. Caso o acompanhamento não seja feito o benefício poderá ser bloqueado ou cancelado.
 
Segundo Luana Menezes, coordenadora do programa em Maricá, as famílias que ainda não fizeram o acompanhamento já podem se dirigir aos postos saúde, portando o seu cartão do Bolsa Família. O trabalho acontece até o dia 20 de junho.
 
Nesse processo são verificados dados sobre o cartão de vacinação, peso e medidas das crianças de até sete anos de idade, que deve estar sempre atualizado, e o período pré-natal das gestantes. Quem descumprir as regras da saúde e da educação (freqüência escolar mínima de 85% para alunos entre seis e 15 anos e de 75% para adolescentes de 16 e 17) por cinco vezes consecutivas terá o benefício cancelado.

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. O Programa integra a Fome Zero que tem como objetivo assegurar o direito humano à alimentação adequada, promovendo a segurança alimentar e nutricional, e contribuindo para a conquista da cidadania pela população mais vulnerável à fome.