Parte alta do Boqueirão e Saco das Flores deverá ter água ainda este mês

0
1265
Implantação da rede de água na região ocorreu em setembro

Quem mora na parte alta dos bairros Boqueirão e Saco das Flores deverá começar a receber abastecimento de água tratada antes do carnaval. Essa é a estimativa da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) em Maricá. De acordo com os engenheiros, a complementação do serviço de instalação da rede de água naquela localidade passará ainda pela fase de desinfecção, quando a
empresa responsável pela obra faz uma limpeza final dos dutos com água clorada, para retirar possíveis impurezas.

Paralelamente, a companhia ainda vai verificar se há vazamentos na rede para, em seguida, fazer os reparos que forem necessários. Após esse serviço, os técnicos da empreiteira irão às residências para realizar as ligações de água e instalas os hidrômetros para medição de consumo.

A região, também conhecida como Jardim Balneário, recebe água tratada até a esquina entre as ruas 73 e 74, já na parte alta. A instalação da rede de água foi feita em setembro e, em seguida, equipes da empresa cadastraram as residências para receber os medidores. O serviço será feito gratuitamente.

Estiagem – Toda essa última etapa, no entanto, depende agora da normalização do abastecimento na região, que está prejudicado em razão do baixo nível do rio Ubatiba, que abastece a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Flamengo. De acordo com a Cedae, a recente estiagem provocou a diminuição do volume no leito e, com isso, uma redução no processamento da água tratada.

Na última segunda-feira (31/1), o governador Sérgio Cabral inaugurou, ao lado do prefeito Washington Quaquá, o aumento da vazão de água para a região do Centro de Maricá, que passou de 80 para 120 litro por segundo. Porém, a falta de chuvas fez a captação feita no rio cair para 50 litros por segundo. Dessa forma, o fornecimento está sendo feito semanalmente através de manobras nos bairros.