Projeto Encenação vai formar 110 atores em Maricá

Curso vai capacitar crianças, jovens, adultos e terceira idade

Com o objetivo de descobrir talentos e inseri-los no mercado de trabalho, a Prefeitura de Maricá lança, na próxima semana, o Projeto Encenação, que irá formar 110 atores em um curso de cinco meses.

Dividido em quatro módulos – canto, dança, circo e interpretação – abrirá turmas de quatro faixas etárias, com vagas para 30 crianças, 30 jovens, 25 adultos e 25 da terceira idade.

“Queremos inserir os munícipes no mercado de trabalho, visando geração de emprego e renda, além de possibilitar a criação de quatro novos grupos de teatro na cidade, contribuindo ainda para uma das metas do prefeito Washington Quaquá, que é a Cidade Educadora”, comenta o secretário de Cultura, Emanuel Vieira.

Após o término do curso, o Encenação entra numa segunda etapa com a montagem de quatro espetáculos teatrais desenvolvidos ao longo da capacitação profissional.

Textos, cenários, figurinos, sonorização e iluminação serão idealizados durante as aulas, com a colaboração efetiva dos atores.

“A este projeto se somarão outros nas áreas de dança, música, leitura, artes plásticas, cinema e outros, a fim de descobrir novos talentos e transformar o município na cidade das artes”, conclui Emanuel.

O projeto é fruto de uma parceria das Secretarias Municipal e Estadual de Cultura, por intermédio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (PADEC) e conta com a participação da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Direitos Humanos.