Empresa + Fácil atrai investidores e ajuda a regularizar comércio local

Segunda via da taxa de alvará é feita na CAC

Onze empresas já foram abertas em Maricá pelo Empresa + Fácil desde setembro de 2010, quando foi instaurado.  O sistema facilita a abertura de negócios porque integra na rede a 16ª Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), a Receita Federal e a Prefeitura.

Também foram feitos, nesse mesmo período, 1.454 pedidos de viabilidade local para abertura de estabelecimento comercial na cidade. Os pedidos subiram de 297 no primeiro mês de funcionamento para 736 em dezembro do ano passado.

Foram expedidos ainda 60 alvarás para comerciantes instalados ilegalmente na cidade que, agora, através do Empresa + Fácil, puderam regularizar a situação tributária de seus negócios.

“Esses números comprovam um aumento da confiança na relação entre os comerciantes de Maricá com a prefeitura. E também porque, antes, era mais complicado, extremamente arrastado o processo de abertura ou legalização. Com o Empresa + Fácil, a praticidade aliada à rapidez propicia o interesse cada vez maior dos empresários em investir aqui ou regularizarem o comércio já existente”, analisa o prefeito Washington Quaquá.

Regularização – Quando é feito o pedido de viabilidade local, o email do usuário fica registrado no sistema.  É por meio deste email que o boleto da taxa de alvará é enviado ao usuário. Uma vez enviado, o cidadão tem até 15 dias após a data da emissão para efetuar o pagamento. Depois desse prazo, deverá renovar o boleto diretamente na Central de Atendimento ao Contribuinte (CAC), na Rua Álvares de Castro, 346, Centro. Maiores informações pelos telefones 2637.2052 / 2054.