Laptops e novos uniformes nas escolas em 2011

Os alunos da rede municipal de ensino voltam às aulas em 2011 com uniformes novos - Foto Marcos Perrier

Prefeitura de Maricá anuncia novidades para impulsionar o sistema de ensino do município

A troca dos uniformes, bem como a entrega de laptops (computadores portáteis) e a ampliação do número de laboratórios de informáticas são algumas das novidades que devem beneficiar, em 2011, os cerca de 15 mil alunos da rede municipal de ensino. Além disso, na segunda-feira (27/11), uma reunião entre o secretário Marcos Ribeiro, e toda equipe pedagógica da secretaria de Educação definiu os projetos e ações referentes a Educação Básica e a Educação Infantil para o próximo ano.

A entrega dos uniformes é uma das metas da atual administração que foi conquistada este ano. A distribuição para as escolas começou a ser feita no segundo semestre de 2010, e vai beneficiar toda rede de ensino. Outra meta do prefeito Washington Quaquá para 2011 é presentear todos os alunos com computadores portáteis (laptops).

Ele esclarece que todo esforço da atual administração vem dando resultado, pois hoje ele considera que a escola pública na cidade está com um nível bem acima do ensino das unidades particulares. Essa diferença no ensino, segundo Quaquá, vai ficar ainda mais evidente com os resultados que serão obtidos depois da distribuição dos laptops, pois os alunos poderão fazer pesquisa e aprimorar o seu conhecimento de forma mais eficaz.

Horário Integral – Outra novidade que está sendo implantada aos poucos na rede de ensino de Maricá é o horário integral. Segundo o secretário Marcos Ribeiro, essa experiência já existe na escola de Barra de Zacarias. Com os investimentos que estão sendo feitos pelo Governo Municipal, a tendência é estender o horário integral a todas as escolas, com inclusão digital, atividades extracurriculares, entre outras atividades.

Laboratórios de informática – O subsecretário de Ciência e Tecnologia da Secretaria Municipal de Educação, Bolívar Machado, adiantou que o laboratório de informática está incluso no projeto Telecentro do Banco do Brasil, que oferece equipamentos e programas de software específicos para o trabalho. Atualmente são 25 laboratórios já implantados em toda rede municipal.

Os mais novos laboratórios foram instalados nas escolas municipais Maurício Antunes de Carvalho, no Boqueirão, Benvindo Taques Horta, em Ubatiba, Lúcio Thomé Guerra Feteira, em Cordeirinho, e Marquês de Maricá, em Itaipuaçu, que receberam com muita festa o início do funcionamento dos laboratórios, que tem acesso à internet. A meta é que, a partir de 2011, esse trabalho seja ampliado e chegue a todas as escolas.

“Estamos cumprindo o que prometemos, entregando equipamentos e uniformes para um melhor desempenho de nossos alunos. Nossa meta é avançar na educação pública. A partir de 2011, estaremos oferecendo horário integral em mais três escolas, com disciplinas extracurriculares e atividades de segundo tempo, e, até 2012, a várias escolas da rede municipal. Dentro de alguns anos, Maricá será referência no ensino público do Brasil”, garante o prefeito Washington Quaquá.