“Ação e Cidadania” mobiliza moradores de Jaconé

Um dos serviços disponíveis no evento foi a aplicação de flúor

Projeto propõe oferecer cidadania a todos os moradores de Maricá

A Prefeitura de Maricá, através da Subsecretaria Municipal de Assistência Social e Participação Popular, realizou no último sábado (11/12) mais um projeto “Ação e Cidadania”, o segundo em menos de um mês. Desta vez o evento foi realizado na Escola Municipal Dilza da Silva de Sá Rego, em Jaconé, e envolveu ações com a comunidade em parceria com diversos outros órgãos públicos. O primeiro evento ocorreu no dia 29 de novembro, em Itaipuaçu, beneficiando mais de 800 pessoas da comunidade. A segunda edição contou também com as parcerias das secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde, Pesca e Agricultura, Cultura, Habitação e Direitos Humanos.

Foram oferecidos serviços de aferição de pressão, teste de glicemia (glicose no sangue), índice de massa corporal (IMC), e aplicação de flúor, cadastro do Rio Card para idosos e deficientes físicos, cadastro para os programas Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida, oficinas de reciclagem; tratamento estético, corte de cabelos, decoração de unhas, com a participação dos alunos do Projovem Trabalhador, e atividades recreativas e de leitura com artes plástica, aplicação de vacinas, entre outros serviços.

A novidade foi a participação dos técnicos da secretaria de Fazenda, onde disponibilizaram os serviços on line de consulta sobre IPTU e abertura de processos de débitos, emissão de guias e de parcelamentos de dívidas, e informações sobre a constituição de empresas no município. Além disso, aconteceram várias palestras sobre produção e cultura de orquídeas, atividades culturais para a criançada, com a participação do palhaço pica-pau, que se divertiu com apresentação teatral e do balé de cadeira de rodas.

A subsecretária municipal do Programa de Transferência de Renda, Luana Menezes de Noronha, declarou que o projeto  propõe oferecer cidadania a todos os moradores de Maricá, e que a partir de janeiro de 2011 novos bairros, como Inoã e São José de Imbassaí, serão visitados.

“O objetivo é estender ações efetivas e continuadas às comunidades mais carentes, que muitas vezes têm dificuldades até mesmo para se deslocar às secretarias, mesmo com serviço gratuito”, completou.