Prefeitura de Maricá apóia o Festival de Pipas de Inoã

Algumas pipas chegavam a 80 metros de comprimento

A Prefeitura de Maricá, através das Secretarias municipais de Esportes e Lazer e de Turismo, apoiou o 2º Festival de Pipas de Inoã, realizado no dia 12 de dezembro, na localidade de Bosque Fundo. O festival reuniu dezenas de competidores e participantes de diversos municípios da Região Metropolitana. A secretária municipal de Esportes e Lazer, Nete Grijó, representou o prefeito Washington Quaquá e o secretário municipal de Turismo, Wagner Medeiros. Presentes também o campeão mundial de pipas, Max da Fonseca Cardoso, e o promotor do festival, Edson de Mello Rocha, o “Careca”.

O evento transcorreu em clima animado e ordeiro, em um dia de muito sol e calor. A Prefeitura de Maricá forneceu palanque coberto, som e banheiros químicos. Barracas e tendas particulares foram instaladas para venda de água, refrigerante e cerveja.

Do menor ao maior

Desde cedo, começaram a chegar os “pipeiros”, com seus artefatos, com os quais competiram nas oito modalidades oficiais: “raia vazada”, maranhão vazado”, maior pipa, menor pipa, centopéia, beleza, originalidade e destaque, esta conferida à pipa mais bonita entre todas as categorias.

Montadas em varetas ou varões de bambu, papel seda e material leve, empinadas por linha ou cordas de poliéster, enroladas em pequenos ou enormes carretéis, as pipas coloriram o céu do II Festival de Pipas de Inoã.

Havia pipas – dragões chineses, da categoria “centopéia” -, de até 80 metros de comprimento, e pipas (da categoria Menor Pipa), com 05 centímetros de diâmetro, que se mantiveram no ar por mais de dez minutos e três minutos, respectivamente, exigência de cada modalidade, para classificação.

Cerca de vinte equipes competiram, sendo os campeões: Categoria “Centopéia”- 1º lugar: Equipe Arte com Papel (SG); 2º lugar: Tubarões Pipas (SG); 3º lugar: Tio Chico (SG); Categoria Maior Pipa – 1º lugar: Equipe do Russo (SG); 2º lugar: Equipe ‘Pé de Boi’ (SG); 3º lugar: Equipe do Didinho (SG); Categoria Menor Pipa – 1º lugar: Mauro Pipas (Itaipuaçu); 2º lugar: Equipe do Russo (SG); 3º lugar: Asterisco (SG); Categoria Beleza – 1º lugar: Turma da Luneta (Bangu, RJ); 2º lugar: Dragões Pipas (SG); 3º lugar: Turma do Martins (Niterói); Categoria Destaque: Dragões Pipas (tricampeões estaduais com “Amor de Mãe” e “Hip-hop”); Categoria Originalidade: 1º lugar: Tubarões Pipas; 2º lugar: Asas do Vento; 3º lugar: Asas do Vento; Categoria ‘Raia Vazada’: 1º lugar: Sandro Pipas (SG); 2º lugar: Turma da Parafina (Inoã); 3º lugar: Turma do Russo (SG). A premiação consistiu em: bicicletas (para 1º lugar nas categorias Destaque e Beleza); DVS, Cafeteiras, MP3 (2º e 3º lugares nas demais categorias).

Calendário oficial

A secretária municipal de Esportes e Lazer, Nete Grijó, declarou que pretende solicitar a inclusão do Festival de Pipas no calendário turístico e esportivo do município. “Em 2011, provavelmente realizaremos o festival no dia 26 de maio, aniversário da cidade”, adiantou.

O campeão mundial Max Fonseca, que representou o Brasil por várias vezes na Europa e na Ásia – esteve por duas vezes na Índia – informou que os festivais têm uma proposta dupla: o resgate de uma tradição milenar (a fabricação de ‘papagaios’ e a arte de colocá-los no ar, tem 2.200 anos de história), tradição trazida para o Brasil e continuada em vários países do mundo, e que corre o risco de desaparecimento, devido às novas ofertas de consumo e lazer da sociedade industrial, e a oferta de uma atividade criativa e versátil, que pode ser usada em projetos sociais que retomem o espírito saudável de trabalho e lazer em grupo.

“Os pipeiros formam uma grande família, independente da classe social ou cultural, e quando se encontram, é um verdadeiro festival”, concluiu.