Semana de eventos movimenta Maricá

A Prefeitura de Maricá, através das Secretarias Municipais de Educação, de Direitos Humanos e Assistência social, estará concluindo a partir desta semana mais uma etapa da agenda de eventos deste ano. Nesta quarta-feira (01/12), das 8h às 17h, acontece o Encontro Municipal de Educação Infantil, no Esporte Clube Maricá. Duzentos e cinqüenta professores, diretores, coordenadores, orientadores pedagógicos e educacionais de 36 escolas da rede municipal, estarão debatendo e apresentando os resultados de seu trabalho durante o ano letivo.

“Além de formadores de opinião, atuaremos como multiplicadores de informação, discutindo em grupo o resultado do trabalho realizado durante o ano de 2010”, explica a coordenadora de Educação Infantil, Sônia Maria de Andrade Freire. No dia 8, às 14 horas, haverá encontro para discussão da implantação das salas e recursos multimeios da Educação Inclusiva, no Rotary Clube de Maricá, na Estrada do Caxito.

Já a Secretaria de Direitos Humanos, promoverá a primeira reunião da Subsecretaria de Dependência Química, para organização de um Fórum municipal. A subsecretária Laura Vieira da Costa, prevê que o evento ajudará a expandir a discussão do trabalho de Dependência Química em todo o município.

“Buscamos informar cada vez mais a população sobre os riscos da dependência química, que ameaça a família, amigos e vizinhos. A Subsecretaria promove serviços de orientação através de reuniões e palestras e apoio através de entidades parceiras para o dependente e a família, que precisa acompanhar o processo de recuperação. O Fórum será de grande interesse para a discussão de temas e questões relevantes como a qualidade de vida do maricaense”, declarou.

Natal em Casa

Na sexta feira, 3/12, a Secretaria de Direitos Humanos promoverá uma festa de Natal com o seu público. O evento acontecerá a partir das 15h, na Casa da 1ª a 3ª Idade. Coordenadores e professores estarão reunidos com seus alunos, em atividades e homenagens que incluirão uma peça de teatro – O Natal de Joca e Clarinha -, texto produzido, ensaiado e dirigido pelos professores Antônio Nonato e Simone Figallo.

Serão apresentados trabalhos de artesanato: pintura em tecido, pela professora Cristiany Oliveira; yoga, tai-chi-chuan e reiki; projeto “Costurando Generosidade”, onde roupas para recém-nascidos e crianças são produzidas e doadas a entidades filantrópicas maricaenses; a cantata de Natal com o Coral “Alegria de Viver”, e outros.

O secretário de Direitos Humanos Marcos de Dios e os subsecretários Marta Quinan (Executiva), Denize Fortes (3ª Idade), e Rafael Araújo (Infância e Juventude), creditam o sucesso da Casa, à perseverança do prefeito Washington Quaquá, em realizar um ideal coletivo.

“A idéia foi dele, mas o prefeito fez questão de dividir o sonho conosco. Hoje, a Casa é referência em todo o Estado do Rio, atendendo semanalmente centenas de pessoas, de jovens a idosos, e estamos comemorando isto”, disse Denize.