Escola de Maricá tem obras inauguradas

O prefeito Washington Quaquá inaugurou as obras de reforma e ampliação da E.M. Darcy Ribeiro - Foto Paulo Polônio.

O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, inaugurou hoje (09/11), as obras de  ampliação da Escola Municipal Darcy Ribeiro, em Inoã. Centenas de pessoas compareceram ao evento.

Além do prefeito, e da primeira-dama Rosangela Zeidan, presente todo o secretariado, e vereadores do município. Foi executado o Hino Nacional Brasileiro, e depois o Tema de Maricá, ambos cantados pelo Coral da Terceira Idade “Alegria de Viver”. A seguir, foram apresentados números de canto e dança por estudantes, que também entregaram cartas de agradecimento ao prefeito Washington Quaquá.

As obras, realizadas em três meses, constaram da construção de um anexo com uma biblioteca, uma sala multi-meios, dois laboratórios e uma sala para aulas de reforço, além de reformas na cozinha, refeitório e banheiros, pintura e troca de portas e janelas nas 17 salas de aula. A quadra de esportes recebeu cobertura metálica e pintura especial em seu piso. A escola, uma das maiores do município, tem 110 funcionários, entre eles 60 professores, com 1.212 alunos nos três turnos, com 41 turmas de 35 alunos.

Uma nova história

A diretora geral, professora Carmem Floriaci da Cunha, declarou que a E.M. Darcy Ribeiro é uma de quatro escolas da rede escolhidas para acolher os projetos Mais Educação e P.D.E. (Programa de Desenvolvimento da Educação), e contemplará inicialmente 120 alunos em horário integral. Os recursos vem diretamente do Ministério da Educação, sem repasses estaduais ou de outro órgão. “Estamos felizes em poder oferecer toda essa melhoria à comunidade. Devemos isto ao prefeito Washington Quaquá, que realizou, em pouco tempo, o sonho de muitos, e ao secretário Marcos Ribeiro, que não descansou enquanto não entregou a obra que todos nós desejávamos. É uma nova história que se escreve, a partir de hoje, na vida da E.M. Darcy Ribeiro. Inoã, e toda Maricá, está de parabéns por isso”, declarou.

O secretário Marcos Ribeiro disse que, eleito vereador em 2008, abdicou do mandato para atender ao pedido do prefeito Washington Quaquá. “Trabalhamos duro, mas o resultado é compensador. Esta escola, assim como algumas outras, foi totalmente reformada. A quadra tinha um piso que era um rala-coco. Hoje, com a cobertura e a pintura, tem nível de primeira qualidade. As passagens entre os blocos eram cobertas por lama e capim. Cimentamos tudo. Construímos o anexo e a escola deu um salto de qualidade. A idéia é atender aos alunos inseridos nos novos projetos em horário integral, e aos demais, no contraturno do segundo tempo.Gradativamente, todas as escolas terão horário integral e, a médio prazo, Maricá será referência em Educação”, declarou.

Atenção especial

O presidente da Câmara Municipal de Maricá, Luciano Rangel Jr., declarou que Inoã precisava de investimentos, “o que o prefeito Quaquá prometeu e está cumprindo. O Legislativo está disposto a apoiar toda iniciativa que seja em proveito da comunidade, a exemplo do distrito de Inoã, que aguardava ansioso essas obras”, disse.

A primeira dama e secretária de Governo Rosangela Zeidan, afirmou que não só as escolas estão sendo melhoradas, mas toda a cidade está sendo transformada com os novos projetos implantados em todas as áreas. O prefeito Washington Quaquá informou que “nossa política é visando o benefício da população. Estamos investindo em obras nas escolas, que terão um padrão melhor que o das escolas particulares. Já entregamos sete escolas, faltam ainda 13. Ainda este ano, estaremos inaugurando as obras do Centro Educacional de Maricá Joana Benedicta Rangel, a E. M. Rinalda Rodrigues da Silva e o Serviço de Atenção e Ressocialização de Maricá – SAREM. Prometi que daria atenção especial a Inoã, e estou cumprindo. Estamos implantando o Cidade Inteligente, com a internet gratuita com antenas nas escolas, que irá atender todo o distrito. Com a UPA 24 Horas, a passarela e a urbanização, mais os empreendimentos particulares que virão, Inoã será um novo bairro”, concluiu.