Maricá incluído no circuito internacional de caminhadas

O Vale do Espraiado entrou para o calendário da Federação Nacional de Esportes Populares e terá, em novembro de 2011, sua primeira caminhada internacional. O anúncio foi feito pela presidente da Andabrasil Brasileira de Esportes Populares, Caminhadas na Natureza e Inclusão Social, Ana Beatriz Correia, durante a festa de dois anos do projeto de ecoturismo “Espraiado de Portas Abertas” em sete de novembro.

Na ocasião, Ana Beatriz e o diretor da entidade, Airton Violento, lideraram um grupo de agentes de viagens, guias de turismo e caminhantes (alguns estrangeiros) pelas trilhas do Espraiado.  Eles destacaram a importância da inclusão de Maricá no circuito.

“Além de abrir para o mundo as belezas de um santuário como o Espraiado, concede uma dimensão muito grande a Maricá, que se torna um dos seis mil circuitos de caminhada existentes em todo o mundo”, disse Ana Beatriz. Já a guia de turismo Ceni Tardelli acredita que a inclusão de Maricá no circuito enriquece a malha de caminhadas.

A idéia de incluir o Espraiado no circuito da Andabrasil partiu de Regina Seboud, criadora do “Espraiado de Portas Abertas”.

“Fui apresentada a Ana Beatriz durante evento oficial de turismo no município pelo secretário municipal de Turismo e Lazer, Wagner Medeiros, o que, naturalmente, facilitou muito as negociações. Como todos sabem, o Wagner é um dos incentivadores do Espraiado. Foi então marcada uma visita para reconhecimento do terreno, o que efetivamente ocorreu hoje (07.11)”, comentou Regina.

A festa de dois anos do projeto atraiu muita gente ao Vale e começou com uma homenagem da Banda Musical do Centro Educacional Municipal Joana Benedicta Rangel, regida pelo maestro João Batista, o Macuco. Antes de tocar o tradicional “Parabéns pra você”, a banda executou músicas da MPB em frente à entrada do Sítio do Riacho.

Durante todo o dia, em diversos locais do Vale, ocorreram atividades como caminhadas, varal de cordel, exposições de homeopatia e bijouteria, barraca da fibra, tear e oficina “Responsabilidade Social”, além da venda de produtos típicos. Um cine-bistrô, organizado pelo produtor José Nazareno, exibiu cenas importantes de filmes nacionais e, à tarde, no Largo de Santo Antônio, show musical com Valentim fechou o evento.

Os secretários de Cultura, Emanuel Vieira, o Maninho, e de Gestão de Metas, Janete Valadão prestigiaram o evento.