Expo Maricá aquece setor Imobiliário na cidade

Reportagem Denilson Santos Fotos Clarildo Menezes

Empresas pretendem construir shopping, apartamentos e 120 mil casas em Inoã e Itaipuaçu, nos próximos 5 a 10 anos.

A Expo Maricá terminou, mas os organizadores já estão pensando no evento para o próximo ano. O sucesso dos negócios realizados pelo setor imobiliário ficaram bem acima das expectativas. Além disso, a proximidade com o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), que está sendo erguido em Itaboraí, e o inicio da exploração de petróleo da camada do pré-sal, fizeram com acontecessem o lançamento de vários empreendimentos para suprir o déficit habitacional da região. Algumas empresas anunciaram a construção de casas populares, apartamentos e um shopping, que deve ser erguido em Itaipuaçu.

Outro foco do evento, foram as linhas de crédito pessoal. A Caixa Econômica Federal apresentou várias linhas de crédito, entre elas o cartão Construcard e o consórcio imobiliário, que libera recursos para reforma e ampliação de imóveis, sendo os produtos mais procurados pelo público.

O consultor imobiliário Paulo Mangelli, que há 14 anos atua no município, disse que quando o evento surgiu em 2004, era apenas um local de integração, não tinha a dimensão que tem hoje. Nos últimos cinco anos, a expo se especializou na construção civil e cresceu muito quando a Caixa Econômica se tornou parceira do evento.

“Participo do evento desde a sua criação. Nunca imaginamos que iriam construir um pólo petroquímico aqui perto ou estaríamos dentro da exploração do pré-sal. O município vai ser obrigado a crescer de qualquer forma. A rodada de negócios e a rodada de corretores movimentam muitos negócios dentro da feira. A parceira é um dos nossos segredos do sucesso. Hoje duas das maiores imobiliárias estão expondo aqui. Isso para nós é importante. A Expo de Maricá desse ano atingiu o seu principal objetivo que é o de ter qualidade de clientes, não quantidade de clientes”, garante o consultor imobiliário.

A Patrimóvel, uma das maiores empresas do setor imobiliário, participou da Expo Maricá pela primeira vez, mas já faz planos para o próximo evento. A empresa pretende construir na cidade um dos seus maiores empreendimento, que será erguido na Avenida Gilberto de Carvalho, na RJ-106, Entre Inoã e Itaipuaçu. Serão construídos um shopping, com cinemas, hospital, faculdade e escola, numa área de 750 mil metros quadrados, além de 176 apartamentos, com previsão de chegar a 350, com dois e três quartos, área de lazer, salão de festas, piscina e quadra de esportes.

“Tivemos uma receptividade muito boa aqui em Maricá. Fizemos uma média de 60 cadastros por dia, de pessoas interessadas nos nossos empreendimentos. Nós estamos participando pela primeira vez da expo, porque Maricá está crescendo e queremos contribuir para esse crescimento. O nosso objetivo é construir, nos próximos 5 a 10 anos, 120 mil casas na região de Itaipuaçu e Inoã, absorvendo todas a pessoas que irão se instalar na região por conta do Comperj e do Pré-Sal”, garante o gerente de produtos da Patrimóvel, André Kale

Lixo Zero – Durante a Expo Maricá, também foram discutidas várias questões ligadas a melhoria da qualidade de vida da população, em relação a chegada desses novos empreendimentos na cidade, entre elas o lixo. Foi anunciado pela Prefeitura de Maricá o fim do lixão de Caxito, que vai ser desativado até o fim deste ano. Os municípios da região formaram um consórcio e o lixo será despejado no aterro sanitário que foi construído em Itaboraí. Desta forma o custo fica menor e se garante a preservação do meio ambiente.

A Thalis, empresa responsável pela coleta do lixo no município, também participou do evento. Ela pretende divulgar, ainda este mês, as rotas com os dias e horários que os caminhões irão passar para recolher o lixo. A representante da empresa, Fabiane Viana, disse que a Thalis está fazendo um processo educativo para que as pessoas só coloquem o lixo no dia e no hora marcados.