Prefeito na cerimônia de entrega de 574 cartões aos estudantes de faculdades e cursos técnicos - Foto: Divulgação

O prefeito de Maricá Fabiano Horta entregou, no último sábado (14/04), cartões do “Bilhete Único Universitário”, programa da Secretaria de Assistência Social. Foram entregues 574 cartões dos 772 cadastros realizados em novembro de 2017. A cerimônia aconteceu no Centro Educacional Municipal Joana Benedicta Rangel, no Centro, e também contou com as presenças dos secretários Jorge Castor (Assistência Social) e Renato Machado (Geral e de Governo e de Obras) e da subsecretária da Assistência Social, Laura Costa.

Os cartões foram entregues com o valor da primeira recarga – são creditados mensalmente até R$ 376,20 de acordo com a grade escolar de cada aluno. Os estudantes deverão habilitar seus cartões no setor para que seja utilizado nos transportes públicos com o desconto do Bilhete Único. “Todos os estudantes que receberam os cartões hoje (sábado) precisam comparecer à sede da Secretaria de Assistência Social, entre os dias 16 e 27 de abril, para realizar o recadastramento, visto que será necessário atualizar no sistema os dados de 2018″, orientou a coordenadora do programa Katia Cunha.

Segundo o prefeito, este programa é um ato de natureza democrática pública e de construção de política pública que beneficiará 3 mil acadêmicos do município. “Infelizmente muita gente fica no dilema de pagar faculdade ou passagem e isto tem um impacto enorme na decisão de se ver obrigado a trancar o ensino. E a capacidade pública veio para interver na necessidade destes jovens que sonham em ter uma carreira”, declarou Fabiano Horta.

Os estudantes estavam animados com os cartões nas mãos. Raquel Silva, de 22 anos, mora no Spar e estuda Enfermagem na Estácio. “O cartão é um benefício que ajuda muito. A passagem não é acessível para todos e com o cartão fica mais fácil chegar na faculdade”, disse Raquel. A moradora do Espraiado e estudante de Farmácia, na Anhanguera, Fernanda Frazão, tem 35 anos e relatou que já havia trancado uma faculdade por não ter condição financeira para passagem. “Fazia Direito na Estácio e não consegui concluir. Agora vejo uma nova oportunidade na minha vida”, afirmou.

André Siqueira, de 21 anos, está no terceiro período de Ciências Contábeis na Estácio e afirmou que Maricá é o município que mais investe no futuro dos jovens. “Se fizer as contas da passagem mensalmente, dá para ter uma realidade da economia que todos teremos e que poderá ser investido, por exemplo, em materiais da faculdade”, declarou. Carlos Henrique, de 20 anos, cursa o terceiro período de Engenharia Mecânica e confessou que estava faltando muitos dias de aula, pois não tinha o dinheiro da passagem.

Todos os beneficiários terão de comparecer à sede da Secretaria de Assistência Social (Rua Domício da Gama, 386, Centro – em frente ao Hospital Municipal Conde Modesto Leal), entre os dias 16 e 27 de abril, para realizar o recadastramento. Quem não compareceu no sábado, só receberá o cartão a partir de 14 de maio.

Documentos necessários para o recadastramento:

• Declaração de Matrícula 2018/1 assinado e carimbado (original);
  • Grade 2018/1 com dias de aula semanal assinado e carimbado (original);
  • Comprovante de residência: luz, água, gás ou telefone fixo ou contrato de aluguel (caso seja em nome de terceiros é necessário uma declaração com firma reconhecida em cartório);
  • Declaração de rendimentos (caso o estudante trabalhe).