Carnaval 2014: Prefeitura divulga esquema especial para folia

Tradicional Bloco do Beijo desfila pelas ruas do Centro. Prefeitura reforçou equipes para garantir a folia na cidade

Está tudo pronto para o Carnaval em Maricá. Para que os foliões aproveitem a festa popular mais conhecida do mundo, a Prefeitura montou um esquema especial de segurança, saúde e trânsito. A expectativa da prefeitura é receber um público superior ao do ano passado, quando cerca de 500 mil pessoas curtiram os quatro dias de folia na cidade.

Ao todo, serão 14 palcos e 77 shows gratuitos, além do desfile de 80 blocos carnavalescos. Para garantir que a festa seja realizada com tranquilidade e conforto aos foliões, o município reforçou as equipes das secretarias de Segurança e de Trânsito e Transporte. Por dia, serão 160 guardas municipais e agentes de segurança, além de 100 agentes de trânsito, controlando as vias do município e atuando nos locais com grande concentração, como praias e palcos dos shows. A Polícia Militar vai disponibilizar 110 policiais para o Carnaval e equipes do Corpo de Bombeiros ficarão de prontidão na sede do órgão, às margens da RJ-106.

O Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro, o posto de saúde de Santa Rita, em Itaipuaçu, e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã funcionarão 24 horas por dia. Ao todo, serão seis postos médicos próximos aos palcos com maior concentração – Casa Digital, na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro; na quadra do Dínamo Futebol Clube, em São José do Imbassaí; nas praias de Cordeirinho e de Ponta Negra; e na Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um) e Praça dos Gaviões, ambas em Itaipuaçu. Em cada posto, haverá uma ambulância com equipe especializada. Além disso, equipes completas da Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estarão de prontidão 24 horas para atender os chamados da população durante o Carnaval.

Equipes da prefeitura irão coibir o acampamento (camping) em área de preservação ambiental. A legislação municipal (decreto nº 009/2011) torna ilegal o uso de faixas marginais de proteção do mar, rios, lagoas e reservatórios de água da cidade como ‘camping’. Agentes da Defesa Civil, com um barco de apoio, ficarão de prontidão na lagoa de Maricá, do Boqueirão a Barra, para impedir o uso de jet skis.

Reforço nas praias

Os banhistas poderão aproveitar as praias com tranquilidade. Por dia, 35 salva-vidas da Defesa Civil irão trabalhar em postos de atendimentos em Cordeirinho (ruas 90 e 107), Itaipuaçu (ruas 53, 70 e 83), Barra de Maricá (ruas 4 e 13), Ponta Negra (em frente ao terceiro quiosque da praia) e na Lagoa do Boqueirão. Já o Corpo de Bombeiros vai reforçar a equipe com mais 20 salva-vidas, totalizando 28. Eles ficarão nos postos de Ponta Negra e Itaipuaçu (Rua Um, Avenida Um e Recanto).

O subsecretário de Defesa Civil, coronel Jorge Braga, informou que o Corpo de Bombeiros vai instalar até quatro novos postos em locais com maior concentração. "Os banhistas também precisam respeitar as sinalizações nas praias para evitar acidentes. O município possui 47 km de orla de Jaconé a Itaipuaçu e o mar de Maricá é muito perigoso por causa das fortes correntezas e das valas formadas pelas ondas. Por isso, é fundamental as pessoas seguirem as orientações dos salva-vidas", alerta o subsecretário, acrescentando que sete viaturas ficarão à disposição das equipes no Carnaval.

Interdição de ruas

Os moradores e turistas precisam ficar atentos aos fechamentos de ruas durante o Carnaval em Maricá. A prefeitura organizou um esquema especial com interdição de vias próximo aos 14 palcos onde serão realizados os shows de grandes nomes da música nacional. Nos locais onde as vias estarão parcialmente fechadas, o trânsito de veículos será proibido das 07h às 02h. Somente moradores terão acesso livre. A Guarda Municipal e agentes das secretarias de Trânsito e Transporte e de Segurança irão sinalizar as regiões e orientar os motoristas. O estacionamento é permitido próximo aos locais de interdições.

A maior intervenção será em Ponta Negra com o fechamento total da ponte (via de acesso à praia), durante os cinco dias de folia, e parcial da Rua São Pedro Apóstolo (em frente ao DPO) até a curva do S, das 07h às 02h. "A opção para chegar à praia é acessar a Estrada Antônio Callado, na RJ-106, no bairro Manoel Ribeiro e seguir por Bambuí até Ponta Negra. O acesso é livre para os pedestres e iremos organizar o estacionamento nas vias próximas ao palco", destaca o secretário de Segurança, Fabrício Bittencourt. "Os moradores precisam apresentar uma conta de luz ou telefone aos agentes de trânsito para ter acesso livre", completa.

Outra interdição importante será na Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um), em Itaipuaçu. A prefeitura irá fechar totalmente o trecho após a ponte, na altura da Rua 37. Já no Recanto, a interdição será parcial (das 14h às 22h) porque os shows serão à tarde. No palco de Cordeirinho, haverá interdição parcial no trecho entre as ruas 90 e 92, na altura da Avenida Maysa, próximo a orla. Em Barra de Maricá, as ruas 10, 11, 12 e 13 ficarão fechadas parcialmente. No Centro, a Secretaria de Trânsito e Transporte irá fechar, parcialmente, a Rua Domício da Gama, entre as ruas Senador Macedo Soares e Alferes Gomes, e da Ribeiro de Almeida até a esquina da Rua Carlos Rangel. Nos demais locais de shows (Divineia, São José do Imbassaí, Inoã e Santa Paula), a prefeitura irá fechar os acessos no entorno dos palcos e o trânsito será desviado por ruas paralelas.