A comunidade do Recanto do Alecrim, entre os bairros de Pindobas e Camburi, começou a receber na última semana uma ação de drenagem da Prefeitura, que promete solucionar de vez o problema de enchentes na localidade.

Homens e máquinas implantam uma rede de manilhas de 1 metro de largura, que terá uma extensão aproximada de um quilômetro partindo do Acesso A da localidade e seguindo até a Estrada de Pindobas. Estão sendo instaladas também caixas de passagem e as chamadas ‘caixas-ralo’, para escoamento da água das chuvas.

Ao final desta etapa, cuja duração não foi estipulada, a previsão que é as vias recebam também pavimentação. Os moradores aguardam a conclusão das obras e vislumbram condições melhores de acesso.

“Tem gente aqui que nem sai de casa quando chove. Acredito que vai melhorar mesmo, vai dar um valor aqui para nossa área”, projetou o pedreiro Flaviano Braga, de 25 anos.

No fim de 2017, 66 famílias locais receberam da Prefeitura os títulos de Concessão de Direito Real de Uso (títulos de propriedade). Na ocasião, foram apresentados pela Secretaria de Habitação e Assentamentos os projetos de melhoria habitacional, que incluem uma praça com duas quadras de esportes, um centro comunitário e uma escola-creche.

Outra ação de drenagem segue a todo vapor na localidade do Marine, em São José de Imbassaí, onde outra equipe da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar) instala outra rede na Estrada Real de Maricá, entre a Avenida Marajó e a entrada do condomínio Bosque de Itapeba.

A macrodrenagem, cujo desague será no canal que corta o bairro e tem previsão de conclusão para novembro, será seguida por pavimentação (é o único trecho da via ainda com piso de terra). Parte da equipe já instala peças de meio fio no local.

Desde julho, outras ruas da parte alta da localidade também passam por preparação para asfaltamento já com meio fio instalado. São elas: Icatu, Olinda, Cabedelo e Moacir Corrêa (antiga Macuripe).