Curso Prevenção de Desastres Climatológicos - Foto: Elsson Campos

Na manhã da última sexta-feira (13/09), a Secretaria de Proteção e Defesa Civil finalizou o que considera o primeiro curso no Brasil de Gestão de Desastres Climatológicos. Com aulas ministradas na Escola Municipal de Administração (Emar), no Centro, representantes de diversas Defesas Civis do Brasil participaram de uma aula prática às margens da rodovia RJ-104, ao lado do destacamento do Corpo de Bombeiros.

Eles aprenderam noções de combate ao fogo em mata fechada e também conheceram um protótipo de sensor que sinaliza princípio de fogo em mata, criado pelos Engenheiros Ambientais da Universidade Federal Fluminense (UFF).

“Esta capacitação teve um saldo positivo, pois conseguimos contribuir com os profissionais que sofrem com essa questão no Brasil, como Roraima e Bahia. O investimento que a Defesa Civil de Maricá está fazendo com essas capacitações está repercutindo no trabalho dessas instituições em todo o Brasil”, disse o coordenador do curso, major Wellington Silva.

A novidade trazida pelos pesquisadores da UFF é a Estação meteorológica, que ajuda a monitorar a temperatura do ar e umidade e conta com um Sensor de Detecção de Fumaça criado em impressora 3D. O equipamento é de baixo custo e viável para fabricação, inclusive, utilizando tampas de garrafas pet recicláveis para fabricação no futuro.

“Este sensor capta o princípio de um incêndio em tempo real, sensível até 250 metros de distância da fumaça. Quando há o monitoramento nos dá a chance de obter um maior êxito no combate a esse fogo antes que se alastre e tome grandes proporções“, explicou Marcio Cataldi, professor de Engenharia Ambiental da UFF, que esteve no local acompanhado do aluno Angelus Soares, do mestrando Tito Magno e do também professor, Ivanovich Lache.

A presença dos guarda-parques do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset) contribuiu para a atividade. Eles realizam, no parque e entorno, combate a incêndio, educação ambiental com os colégios da região, recepção a visitantes para as trilhas e resgate de animais em residências, como gambás, serpentes e ouriços caixeiros.

“A Defesa Civil aqui é muito bem estruturada e com profissionais que conseguem nos passar informações de qualidade. O que aprendemos vai fazer a diferença no cotidiano das Defesas Civis que participaram”, disse o agente Lucas Teixeira, de Itaboraí.

“Foi uma oportunidade muito boa essa troca de experiências e desde que entrei na Defesa Civil ouvi falar muito bem desses cursos. Participar desse curso foi uma grande oportunidade para a minha formação”, concluiu o engenheiro Brener Carvalho, que está há três meses na Defesa Civil de Itaboraí.

Fora do Estado, a Defesa Civil de Maricá está sendo bem representada em Belém do Pará. Termina neste sábado (14/09), o 3º Congresso Brasileiro de Redução de Riscos e Desastres – integração em saberes em redução de riscos e desastres (CBRRD 2019).

Lucélia Melo, geóloga, e Marcela Rodrigues, geotécnica, estão apresentando no encontro três trabalhos: Plano de Contingência do Município de Maricá, Ações de Resposta no período de Contingência no Município de Maricá e Ações educativas para a redução de riscos e desastres.