Inaugurada Praça dos Pescadores em Guaratiba - Foto: Gabriel Reis

Completamente revitalizada, arborizada, funcional e inclusiva, a nova Orla de Guaratiba foi entregue à população nesta sexta-feira (13/09) pela Prefeitura de Maricá. O local, que já nasce com status de um grande espaço público de convivência, turismo e lazer, foi recebido com festa pelos moradores do bairro, principalmente os nascidos e criados na região.

Visivelmente emocionado, o prefeito Fabiano Horta falou da alegria de inaugurar mais um espaço público. “Alegria única e singular estar aqui. Todas as inaugurações são importantes mas essa está coroando com nota 10 a comunidade de Guaratiba, de Ponte Preta e todo entorno”, afirmou Fabiano, lembrando do homenageado Gilberto Francisco da Silva, o Pipico, que dá nome a Praça dos Pescadores, em Guaratiba.

“Pipico fez parte do universo de Maricá, de Guaratiba e merece muito essa homenagem”, acrescentou. “Esse será um espaço de pertencimento, de esporte, de vida, de atividade, shows, lazer, com presença cultural, artesanato e de cidade que é o espaço comum, que pertence a todos”, concluiu.

“Esse local é uma obra de arte além de uma área de lazer. Agora o povo de Guaratiba que sempre nos pediu fica com a responsabilidade de manter esse espaço. O município com 362 km² está todo sendo atendido”, completou o vice-prefeito Marcos Ribeiro.

“Estamos entregando uma área que será utilizada por todo município e saímos daqui com a missão de continuar transformando Maricá. Após essa entrega vamos para o Parque Nanci, Itapeba, Jaconé, Ponta Negra. O governo não para”, acrescentou o presidente da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), Renato Machado.

O equipamento que possui 19 mil metros quadrados de praça, conta ainda com área de praia para piqueniques, academia para a terceira idade e pessoas com deficiência, além de parque para a criançada que inclui equipamento para cadeirantes, mesa de pingue pongue, campo de futebol e duas quadras iluminadas de vôlei e futevôlei.

“Isso aqui é tudo pra mim e para minha família. Morei um tempo em Niterói e estou muito feliz por voltar a morar em Maricá e ver como a cidade está bem cuidada. Que a população se preocupe em zelar cada um desses espaços públicos construídos em nosso município”, disse Helena Rivas, de 67 anos.

“Está maravilhoso. Sou nascida e criada aqui e nunca pensei que esse lugar fosse ficar tão incrível. Já tô ansiosa pelas aulas de ginástica”, comemorou a aposentada Ilma do Amparo, 66 anos. “Vim só para essa inauguração. Quero muito ver como ficou a nova Orla de Guaratiba. A Prefeitura está de parabéns! Nossa cidade está ficando cada vez mais bonita”, disse a moradora de Inoã, Vânia Lucia, de 55 anos, acompanhada dos netos Jorge Fernando, de 13 anos, e da pequena Eloah, de 8 meses.

Nova orla de Guaratiba

No local também foram instalados piso alerta direcional para pessoas com deficiência visual e 160 luminárias, sendo 120 postes duplos e 40 simples, em toda a extensão da orla e na praça.

Já a vegetação local foi recuperada e revitalizada com o plantio de palmeiras e outras espécies na via e no centro da avenida. Próximo dali, o acesso para os barcos dos pescadores locais foi reformado e criado um espaço para a limpeza do pescado.

Na última quinta-feira (12/09), foram plantadas 108 mudas de ipê rosa e uma horta no formato da palavra ‘Vida’, repleta de hortaliças. O plantio contou com a participação dos 100 alunos do Jardim de Infância Municipal Trenzinho da Esperança e com o apoio das secretarias de Cidade Sustentável e Agricultura, Pecuária e Pesca, que doaram mudas e empenharam o trabalho dos seus profissionais no projeto.