Imagem da unidade móvel
Exames serão realizados no sábado, das 8h30 às 17h, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro - Foto: Divulgação

Fazendo parte da programação do Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde irá oferecer no próximo sábado (27/10) o serviço gratuito de mamografia móvel. O serviço estará disponível das 8h30 às 17h, na Praça Orlando de Barros Pimentel, com a estimativa de atender 50 pacientes, com atendimentos marcados de dez em dez minutos.

Para realizar a mamografia, os pacientes devem estar regulados junto à Secretaria de Saúde do município. Os exames que serão realizados foram solicitados pelos ginecologistas e mastologistas e já estão na central de regulação. Não serão realizados exames emergenciais. Os usuários poderão dar entrada na central de regulação, localizada no Hospital Municipal Conde Modesto Leal, com a apresentação da requisição do exame, documento de identidade, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

A secretaria de Saúde, Simone da Costa, destacou que, no município, não há demanda reprimida para a realização de mamografia. “O mamógrafo é uma contratualização do município, como já ocorreu no governo itinerante. É bom destacar que não é um serviço da Rio Imagem”, explicou

A secretaria adiantou que, a partir da primeira quinzena de novembro, será realizada uma ação itinerante do mamógrafo móvel pelos bairros da cidade. “Como ainda não temos prestador do serviço na cidade, o paciente é encaminhado para Saquarema, Itaboraí ou para o Rio Imagem, no Centro do Rio. Estamos reorganizando a central de regulação para separar os pedidos por bairros visando agilizar e facilitar o atendimento, que deverá ser feito em forma de mutirão ficando naquela localidade por um certo período”, explicou a secretária, acrescentando que a intenção é começar pelo Centro, Itaipuaçu e Ponta Negra.

Vale lembrar que, no mesmo sábado (27/10), será realizada a 5ª Caminhada “Pelo Toque de Amor”, uma ação de conscientização contra o câncer de mama. A concentração e distribuição das camisas alusivas ao evento será a partir das 15h, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, e seguirá em direção à Lagoa de Araçatiba. A caminhada será acompanhada por um trio elétrico com apresentação da cantora Jô Borges. A expectativa é que, aproximadamente, 700 pessoas participem do evento. A programação inclui aula de zumba, depoimento de mulheres que vivenciaram o câncer, oficina de corte e designer de sobrancelhas e distribuição de ipês rosa e de diversos brindes.

A secretária destaca ainda a importância da prevenção do câncer de mama do diagnóstico precoce. “A doença é a segunda causa de morte das mulheres no Brasil. Queremos alertar a todos, tanto homens quanto mulheres, sobre a necessidade de realizar exames periódicos para facilitar o diagnóstico precoce e aumentar a chance de cura”, destacou Simone Costa.

A recomendação do Ministério da Saúde, assim como da Organização Mundial da Saúde e a de outros países, é a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas), em mulheres de 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos, destacando que o SUS oferece o exame para mulheres de todas as idades, desde que haja indicação médica.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here