Yago Monteiro

O Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, recebeu na manhã desta quarta-feira (20/07) visita técnica do Conselho Municipal de Saúde, para conhecer as instalações da unidade que se tornará, progressivamente, referência em cirurgias gerais na cidade. Durante a visita, sete conselheiros estiveram no novo centro cirúrgico, que conta com quatro salas adaptáveis para cada tipo de procedimento, aparelhos com tecnologia de ponta e capacidade para realizar procedimentos não invasivos com auxílio de câmera. Além disso, os representantes passaram pelos consultórios, onde são feitos atendimentos ambulatoriais, e no centro de imagem.

A secretária de Saúde, Solange Oliveira, acompanhou a visita e destacou a importância da presença de representantes de Conselho, responsável por levar solicitações da população ao poder público, além de promover diálogos com os gestores que trazem melhorias aos serviços de saúde.

“É fundamental que os membros do Conselho Municipal de Saúde acompanhem os avanços na estrutura do hospital, que agora possui um centro cirúrgico único na região, com capacidade para atender a diversas especialidades e integrado às tecnologias mais recentes da área. Ter o controle social na nossa política de saúde nos ajuda a olhar com mais atenção para pontos que impactam no dia a dia dos moradores e vamos manter esse diálogo, estreitando parcerias e trazendo benefícios contínuos à população”, ressaltou.

O médico Marcos Pires integra o Conselho de Saúde há 20 anos e elogiou a estrutura do Hospital Dr. Ernesto Che Guevara, otimizando o acolhimento às demandas dos maricaenses e sendo uma referência na região.

“A visita dos membros do conselho ao Hospital Dr. Ernesto Che Guevara é de suma importância, verificando as instalações do local, que é referência para o município. Acompanhei todo o processo de construção do Che e é ótimo poder ver como está bem estruturado, se equiparando a hospitais de ponta de todo o país. O papel do conselho é integrar o poder público e a população, fiscalizando e visualizando possíveis problemas que podem ser solucionados, algo que essa visita simboliza, estando em um espaço que só traz melhorias à saúde dos moradores”, afirmou.

Estrutura do hospital contribui para agilizar as cirurgias no município

O centro cirúrgico do Hospital Dr. Ernesto Che Guevara, que está em fase de testes, conta com quatro salas de cirurgia equipadas com equipamentos dos mais modernos disponíveis no mercado. As cirurgias serão marcadas na Central de Regulação do município, reduzindo a fila de espera dos moradores da cidade. Além disso, os pacientes terão à disposição 34 leitos cirúrgicos de enfermaria voltados ao pré e pós-operatório, além de dez leitos do Centro de Terapia Intensiva (CTI) de retaguarda.

Marcos Vitoriano, diretor-geral do hospital, reforçou a estrutura e capacidade técnica existentes no local, pontos que foram reconhecidos durante a visita do Conselho de Saúde.

“O controle social é essencial para melhorar os serviços oferecidos à população, porque precisamos ouvir a opinião da comunidade, acolher as críticas e, a partir disso, aperfeiçoar a nossa atuação. A visita do Conselho Municipal de Saúde ao hospital foi excelente e creio que eles saíram do local com uma boa impressão das instalações, que se comparam aos principais hospitais privados do Rio de Janeiro”, concluiu.