Foto: Elsson Campos

A Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIM), iniciou nesta segunda-feira (13/6) o seminário “A economia da funcionalidade e da cooperação e o desenvolvimento territorial: Maricá e o Ecossistema da Alimentação Saudável”, uma parceria com o Programa de Engenharia de Produção da Coppe/UFRJ, cujo objetivo é debater e demonstrar casos concretos de transformação do modelo econômico de acordo com a Economia da Funcionalidade e da Cooperação. O encontro vai até esta terça-feira (14/06), das 9h às 17h, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), que fica na altura do quilômetro 27 da rodovia RJ-106, na Mumbuca.

A principal palestra do primeiro dia foi do professor da Universidade de Paris, Christian du Tertre, que também atua no Laboratório de Análise do Trabalho e das Mutações nas Indústrias e Serviços (Laboratoire d’Intervention et de Recherche Atemis). O acadêmico é um dos responsáveis por iniciar a economia da funcionalidade e da cooperação na França. Em sua explanação, que teve tradução simultânea, ele mostrou as diferentes etapas do projeto que terá essa experiência piloto em Maricá.

A abertura do evento foi feita pelo presidente do ICTIM, Celso Pansera, que explicou a forma do conceito de economia da funcionalidade. “Com base nessa experiência francesa, a ideia principal é valorizar o que se produz na cidade através de nossas incubadoras, que terão diferentes funções voltadas para pequenos produtores. O incentivo à produção local será a mola mestra, e o recém-lançado ônibus híbrido já é uma mostra, pois ele será produzido na cidade”, exemplificou.

De acordo com Cláudio Gimenez, que é diretor de inovação e científica do instituto, o grande destaque no escopo deste conceito é o programa Bem-Viver Alimentar, que vai reforçar outro conceito, o de colaboração e centralidade.

“No Bem Viver, o pequeno agricultor poderá ser um instrumento de garantia a segurança alimentar da população. Vamos fazer uma busca ativa para procurar áreas para a pequena produção nas casas de moradores que queiram participar. Todos serão catalogados e vão ter insumos oferecidos”, disse ele, lembrando que o projeto conta com parceiros como o Açougue Vegano, a empresa Tomates do Brasil e a Cooperar.

O tema desta terça-feira (14) será “O projeto Maricá: apresentação dos atores e seus projetos preliminares”, com três mesas de debates entre empresas, produtores rurais, representantes de restaurantes populares e as secretarias de Educação, Economia Solidária, Desenvolvimento Econômico e de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá.