O Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) recebeu na terça-feira (09/08), na sede Incubadora de Inovação Social em Tecnologias, em Itaipuaçu, uma palestra do Sebrae  com o tema  “Educação empreendedora na perspectiva da Inovação”, voltada para estudantes do 3º do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Darcy Ribeiro.

Além da palestra do Sebrae, ministrada pelo professor Antony Walison, os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre empreendedorismo, observando exemplos reais de sucesso da localidade. Vizinha da Incubadora, a Vidal Barbearia é sucesso em Itaipuaçu. Dono do negócio, Tiago Vidal contou aos estudantes que vendeu o próprio carro para iniciar o empreendimento e, agora, quer crescer cada vez mais em Maricá.

“Somos quatro funcionários em Itaipuaçu. No próximo dia 18, vamos inaugurar uma filial no Barroco. A meta é dar oportunidade de emprego e profissionalização por meio dos cursos que disponibilizo”, disse Vidal.

Outra iniciativa empreendedora apresentada foi o Suco do Carlão, negócio fundado pelo Carlos Matheus e sua esposa Isabella dos Santos. O casal afirma que para ser um empreendedor é preciso se dedicar à produtividade.

“Nós produzimos na madrugada, para de manhã estarmos com a bicicleta organizada para trabalhar. É preciso ter muita garra e força de vontade, além de ter outra pessoa por trás para orientar, que no meu caso é minha esposa”, ressaltou Carlos Matheus.

O casal inaugurou o projeto no meio da pandemia, há um ano e quatro meses. Remando contra a maré, a ideia do negócio surgiu no inverno, quando quem trabalha na praia tem o público bastante reduzido. Hoje, a dupla comemora o sucesso e destaca vantagens: “Foi muito bom descobrir que meu foco era ser empreendedora. Agora consigo fazer cursos e me especializar, o que antes, com carteira assinada, não conseguia”, disse Isabella.

O diretor de Tecnologia do ICTIM, Marcio Campos, destacou a importância do projeto para o ambiente escolar.

“O evento inaugurou a parceria da Incubadora de base sociotécnica de Itaipuaçu junto à Escola Darcy Ribeiro. Foi uma oportunidade de qualificar não somente os alunos, mas também os professores, que puderam ter uma nova dimensão do empreendedorismo dentro das suas disciplinas, fomentando todo um ambiente de Inovação, de Ciência e de Tecnologia junto às escolas locais”, afirmou Marcio.

Sócia da academia Gigio Fitness, empresa com 17 anos de existência em Maricá, Carol Lins contou como era difícil empreender no início. Agora, possui imensa gratidão pelos benefícios oferecidos por meio de projetos que estão sendo implementados pela Prefeitura de Maricá: “Eu e o meu sócio Gigio somos moradores e apaixonados pela cidade. Hoje, temos como maior tesouro a equipe, que acredita sempre nos nossos sonhos”.

Participaram do encontro também o analista do Sebrae, Leonardo Martins, e o diretor regional administrativo da Secretaria Estadual de Educação, Jorge Paes.

Empreendedorismo pelos olhos dos estudantes

Os alunos ficaram atentos às falas, buscando entender os benefícios do empreendedorismo e puderam aprender formas de desenvolver habilidades de preparação para os desafios contemporâneos.

Moradora de Maricá desde que nasceu, a aluna Xaiany Coboski, 18 anos, contou um pouco da sua história: “Comecei a trabalhar com 14 anos, não tanto pela necessidade, mas sim pela vontade. Sempre fui apaixonada por sobrancelhas e isso me motivou a estudar. Fiz curso de designer de sobrancelhas e, com isso, viram que meu trabalho é de qualidade. Foi então que comecei a trabalhar em um salão”.

A designer elogiou a realização do projeto para os jovens da sua idade: “É muito bom ter essa palestra, porque o pessoal não via oportunidade e sempre buscava fora da cidade. É importante investir no futuro do comércio, dos empreendedores e dos jovens daqui”, concluiu.

O aluno Leonardo Marques, 18, elogiou a iniciativa: “É algo diferente, um ambiente que o jovem precisa, porque não tem na escola essa noção de empreendedorismo. É interessante até mesmo para a gente entender melhor como é o mundo lá fora, onde as pessoas estão empreendendo, o que deu certo e as dificuldades também”, destacou.