Foto: Elsson Campos

A Prefeitura de Maricá realizou nesta quarta-feira (01/06) a formatura de 175 novos agentes das 5ª e 6ª turmas do Concurso da Guarda Municipal de Maricá, em cerimônia realizada na quadra poliesportiva do Instituto Federal Fluminense, em Ubatiba. Os agentes vão reforçar o patrulhamento da cidade, atuando em diversas ações, como na fiscalização do trânsito, controle urbano, além de coibir crimes e pequenos delitos, oferecendo mais segurança a moradores e turistas.

Durante a solenidade, os novos guardas municipais foram convidados a fazer o juramento da Guarda Municipal de Maricá, repetindo as palavras do também guarda da cidade, André Simas.

Representando o prefeito Fabiano Horta, o secretário de Governo, João Maurício Freitas deu as boas-vindas aos novos guardas municipais e falou do diferencial no trabalho da corporação da cidade.

“Vendo essa formatura e olhando para cada um dos senhores, eu quero dar as boas-vindas da cidade de Maricá em nome do Heros, do Barreto e do Ítalo e de todos os guardas que estão aqui se formando. Eu quero falar o nome de cada um que está aqui na minha frente, porque aqui em Maricá a gente conhece os guardas municipais pelos nomes. A gente trabalha de maneira contínua e permanente, como nosso prefeito Fabiano Horta sempre diz. A gente não constrói uma cidade que só pensa na segurança, na educação ou saúde. A gente pensa em tudo. Fazemos uma política de paz. Não queremos ver chacinas aqui, como vimos na cidade do Rio há semanas atrás”, explicou o secretário João Maurício.

Um marco na história de Maricá

Secretário de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, Júlio Cesar Veras qualificou a formatura dos novos guardas como uma vitória para a cidade.

“O município de Maricá está muito feliz hoje, porque estamos entregando homens e mulheres treinados e comprometidos com o bem estar social. Muitos tentaram passar nesse concurso e não conseguiram, mas vocês venceram, se capacitaram e hoje são especialistas em segurança pública. É um sonho realizado poder ver esse grupo tão forte e coeso, que tem interesse, felicidade e vontade de fazer o melhor pelo município no olhar. Então, parabéns e vamos trabalhar, sobretudo com muita responsabilidade”, disse Veras.

Comandante da Guarda Municipal de Maricá, Jean Medeiros parabenizou os agentes e disse ser uma honra receber os novos integrantes da instituição.

“Eis aqui nobres guerreiros, que decidiram participar, trabalhar e fazer diferente, proporcionando à população de Maricá algo que nunca tiveram. Hoje, vocês concluem uma nova etapa. Sintam-se orgulhosos disso. Nós temos consciência de que foram horas de estudo, sem dormir e de muita dedicação para que conseguissem alcançar esse objetivo de fazer parte da Guarda. Parabéns a todos vocês”, afirmou Jean.

Com a chegada dos recém convocados, o efetivo da instituição praticamente dobrou. São mais homens nas ruas, com o compromisso de cumprir os interesses do governo municipal, um governo que se dispõe a fazer tudo para o bem do povo.

Uma das formandas era Dafne Soares, 29 anos, moradora de Niterói. A nova guarda municipal de Maricá estava acompanhada de familiares. “Eu estou muito feliz hoje, porque foi muito tempo de espera. E não só para mim, como para todo mundo que está se formando, esse momento aqui foi importantíssimo. Sentir que a gente está sendo abraçado pela cidade e receber essa homenagem com o secretário, o comandante e todo mundo aqui. Eu estou muito emocionada. Foi muito bom”, disse.

O professor do Departamento de Segurança Pública e diretor do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflito da Universidade Federal Fluminense (UFF), Lenin dos Santos Pires; o secretário de Trânsito e Engenharia Viária, Marcinho da Construção, e o vereador Hadesh também estiveram presentes.

Destaques e agradecimento

Os alunos que se destacaram no curso da Guarda Municipal receberam certificados. São eles: Augusto Cesar Dias e Rebeca Silva da 5ª turma; Luciano Gomes, Fabiano Mendonça e Raimundo Nonato da 6ª turma.

Um certificado de agradecimento pela valiosa colaboração à Guarda Municipal de Maricá, por todo apoio e contribuição, foi entregue em nome do prefeito Fabiano Horta, ao secretário de Governo, João Maurício.

Profissionais vão reforçar o patrulhamento na cidade

Reuniões são realizadas mensalmente pelos representantes do governo com as polícias Civil e Militar, a Guarda Municipal e outros órgãos municipais para a construção de estratégias de inteligência, que tem como objetivo o combate ao crime na cidade. Nesse contexto, os novos guardas serão inseridos para reforçar o patrulhamento e ajudar a construir uma Maricá mais humana, apontando para um futuro e uma perspectiva cada vez melhor.

Concurso da Guarda Municipal de Maricá

O concurso público para a Guarda Municipal de Maricá foi iniciado em 08/12/2019, com 200 vagas para agentes, mas por causa do isolamento social provocado pela pandemia da covid-19 o processo seletivo precisou ser interrompido.

Os guardas municipais aprovados no concurso público da instituição participaram do curso de formação profissional no campus Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. A qualificação foi essencial para que os profissionais tivessem condições de atuar nas ruas da cidade, prestando um serviço de excelência.

 

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here