Foto: Katito Carvalho

A Guarda Municipal de Maricá está apta a usufruir do programa nacional Habite Seguro, que visa proporcionar condições diferenciadas de crédito imobiliário para facilitar a aquisição da tão sonhada casa própria. Foram meses de espera e a necessidade de uma adequação na lei, mas a confirmação do cadastro da Guarda Municipal de Maricá chegou em 23/05, após aprovação na Câmara Municipal.

Essa vitória permite que o poder público dê continuidade à valorização dos profissionais que atuam na cidade.

“Buscar meios onde se possa proporcionar a eles melhores condições de vida e certamente tendo como reflexo melhores condições de trabalho é a nossa preocupação. Acredito que com essa vitória dos nossos agentes, eles poderão realizar o sonho de um imóvel próprio, saindo de localidades consideradas sensíveis para áreas mais seguras. Com isso, se faz uma grande justiça a esses servidores, que diuturnamente se doam para a nossa população”, comemora o secretário de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional (Seop), Julio Cesar Veras.

Programa Habite Seguro

O Programa Habite Seguro é um programa habitacional de âmbito nacional, voltado para profissionais da Segurança Pública e Defesa Social que possibilita a aquisição do imóvel próprio com concessão de subvenções econômicas pelo governo federal e possibilidade de taxas de juros diferenciadas das diversas instituições financeiras.

Os agentes de segurança com renda bruta mensal de até R$ 7 mil podem contar com subsídio conforme a sua faixa de renda, além de obter menores taxas de juros. O preço do imóvel adquirido deve ser de até R$ 300 mil.

Requisitos que as Guardas Municipais devem preencher:

De acordo com a lei que instituiu o Programa Habite Seguro, as Guardas Municipais devem preencher os seguintes requisitos:
– Ter sido instituída como está previsto no art. 6º da Lei nº 13.022/2014
– Ter em seu quadro de pessoal, servidores públicos integrantes de carreira única e plano de cargos e salários
– Ter órgãos de controle em funcionamento regular
– Ter código de conduta em vigor

A Guarda Municipal de Maricá

A Guarda Municipal de Maricá foi instituída pela Lei Complementar nº 019/2002. Regida por estatuto próprio, a corporação conta com Plano de Cargos e Salários e está vinculada à Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional (Seop).
A criação e estruturação da Corregedoria e da Ouvidoria da Guarda Municipal, iniciativas da atual gestão, foram essenciais para que Maricá cumprisse com todos os requisitos legais para aderir ao programa.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here