Virologista Amilcar Tanuri apresentou uma aula sobre o ciclo do coronavírus - Foto: Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá apresentou nesta terça-feira (05/04) a aula magna do projeto de Iniciação Científica, pesquisa acadêmica e elaboração de projetos para o desenvolvimento do município. O virologista Amilcar Tanuri, referência no Brasil em pesquisas na área de saúde e membro da Comissão Especial de Avaliação de Bolsas (Ceab), abordou o tema sobre a Covid-19.

Na palestra, realizada no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca, Tanuri apresentou em slides todo o processo envolvendo o ciclo do vírus que vai desde sua genética, passando por mutações que o deixaram mais potentes, o diagnóstico, até chegar à eficiência dos exames RT-PCR e a resposta imunológica da aplicação das vacinas.

“Foi importante essa aula magna porque deu início aos trabalhos do projeto, que vai levar a uma maior integração entre a ciência e o município. Aqui é uma caixa de ressonância para o Brasil inteiro”, disse o pesquisador.

O projeto de Iniciação Científica é voltado para seis áreas de investigação: Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Cultura, Agricultura, Sustentabilidade e Meio Ambiente. Ao todo, 14 professores orientadores e 49 estudantes do programa Passaporte Universitário foram selecionados para desenvolverem as pesquisas acadêmicas. A iniciativa é uma parceria do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) com a Secretaria de Educação e a Escola Municipal de Administração (EMAR).

O diretor-presidente do ICTIM, Celso Pansera afirmou que o município está se preparando para mudar sua base econômica para o período pós-royalties com um conjunto de ações da ciência e tecnologia.

*Alunos falam das expectativas com as pesquisas acadêmicas*

Estudante do curso de medicina do Programa Passaporte Universitário, Michel Santos, de 26 anos, citou a experiência em assistir a aula com o professor referência na área de virologia.

“Foi interessante ele falar porque o meu projeto é relacionado à Covid-19 na cidade de Maricá”, contou o aluno.

A orientadora da área de Educação, Luana Jota, de 35 anos, disse que vai ler os projetos dos alunos que foram aprovados no processo seletivo para verificar quais podem ser aproveitados e ter aplicabilidade para desenvolvimento das pesquisas.

“Tem projeto de terapia assistida para animais que me interessa bastante. Outro sobre alimentação nas escolas, intervenções de primeiros socorros. Então tem bastante material legal”, afirmou Luana.

Adriana Maciel, de 38 anos, estudante de Medicina Veterinária, será orientada por Luana e falou sobre a expectativa de participar pela primeira vez de um projeto iniciação científica.

“Temos várias ideias e estamos muito animados em contribuir para a cidade e iniciar nossa vida acadêmica com pesquisa”, disse Adriana.

O coordenador do projeto de Iniciação Científica, Sérgio Mattos, disse que a Iniciação Científica tem duração de um ano e serão feitas cinco reuniões com os professores orientadores durante a elaboração das pesquisas.

“Esse acompanhamento é necessário para ajuda-los no desenvolvimento das pesquisas. No ano que vem queremos fazer uma Semana de Ciência e Tecnologia com as pesquisas elaboradas pelos participantes da Iniciação Científica”, adiantou Sérgio Mattos.

Bolsas de estudos

O estudante contará com um aporte de R$ 600 mensal e precisa estar regularmente matriculado em curso de graduação cuja instituição de ensino superior esteja vinculada ao programa Passaporte Universitário durante toda a vigência da bolsa. Já os orientadores, cujas bolsas serão de R$ 3.700 por mês, precisam ter grau de doutor (ou equivalente) ou experiência empírica relevante nas áreas de pesquisa proposta, bem como ser servidor da Prefeitura de Maricá ou de seus órgãos vinculados.