A Prefeitura de Maricá assinou, nesta sexta-feira (1º/04), uma carta compromisso com a União Maricaense dos Estudantes (UMES) na busca de atender reivindicações e demandas para a educação. O documento foi assinado, durante manifesto estudantil, pelo secretário de Governo, João Maurício de Freitas, e tem como objetivo fortalecer e contribuir para o desenvolvimento educacional, social e econômico da cidade.

Entre as dez reivindicações estão a criação de um convênio entre a Prefeitura e a UMES para elaboração de carteirinhas estudantis, a criação de um Plano Municipal de Assistência Estudantil, para secundaristas e universitários; criação da Casa do Estudante; creches noturnas para mães universitárias; implementação do ensino técnico e profissionalizante para todos os estudantes das escolas estaduais.

“Essa carta compromisso está sendo assumida pelo nosso governo municipal. Muitos dos itens dela já estão sendo cumpridos, como a mobilidade urbana, a ampliação das vagas do passaporte universitário, entre outras. Vamos continuar na luta por uma educação pública de qualidade, dialogando com todos os estudantes”, ressaltou o secretário de governo, João Maurício de Freitas.

Dentre as solicitações da UMES sobre a mobilidade dos estudantes universitários, está a ampliação de linhas de ônibus até o campus Maricá da Universidade de Vassouras e a criação de um ponto final no campus; implantação de um programa municipal de educação bilíngue para todos os estudantes; auxílio para inclusão digital para estudantes universitários e de ensino médio; garantia do retorno do pré-vestibular do Instituto Federal Fluminense (IFF), a Bienal, prevista para junho, e dos Jogos Estudantis, realizados em Maricá.

“Essa é uma luta legítima. A cidade contará com mais creches em breve e as vagas do passaporte universitário foram ampliadas. Estamos investindo em cursos preparatórios para a Marinha Brasileira, garantindo oportunidade para a carreiras militar dos jovens interessados. Estamos na luta por uma educação de qualidade em Maricá”, afirmou a secretária de Educação, Adriana Costa.

Quarto Congresso da União Maricaense dos Estudantes (UMES)

O 4º Congresso da UMES aconteceu durante toda a manhã desta sexta-feira (1º/04), na quadra do Esporte Clube Maricá, onde debateram temas voltados para melhoria da educação. O encontro é anual e atrai centenas de estudantes que, nesta edição, fizeram uma curta caminhada pelas ruas do Centro, encerrando em frente à Prefeitura de Maricá, onde foi assinada a carta compromisso com as reivindicações dos estudantes.

“A UMES é a entidade máxima de representação dos estudantes no município de Maricá, desde o ensino básico até os universitários.  O 4º Congresso foi um marco histórico para o movimento estudantil da nossa cidade. Estamos satisfeitos por termos assinado o compromisso com o prefeito Fabiano Horta”, disse Felipe Okelly, presidente da UMES e aluno do Passaporte Universitário.