Foto: Marcos Fabrício

A Prefeitura de Maricá organizou, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Comunicações, uma roda de conversa com o tema “Negacionismo e Fake News como base para o movimento antivacina”, na tarde desta quarta-feira (30/03). A atividade foi direcionada a 40 estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, 3° ano do Ensino Médio e alunos de graduação da Universidade de Vassouras (campus Maricá).

O ciclo de palestras aconteceu no auditório do Banco Mumbuca, no Centro, para conscientizar os jovens da cidade sobre a importância da vacinação contra a Covid-19, apresentando também mecanismos de checagem de informações falsas. O evento teve como objetivo prioritário a formação cidadã da população maricaense.

“Com esse evento, buscamos identificar o quanto o processo de vacinação em Maricá foi afetado pelas fake news e o movimento antivacina. Em outra frente, buscamos conscientizar esses jovens sobre a importância da imunização e as ferramentas que Maricá utilizou no enfrentamento da pandemia. Espero que as palestras fortaleçam esse processo e que os presentes levem os conhecimentos para suas casas”, afirmou Marcos Ribeiro, secretário de Ciência, Tecnologia e Comunicações.

Palestrantes entregam conhecimentos à juventude

As palestras tiveram início com Thiago Lisboa, especialista em Gestão da Educação e professor na Escola Municipalizada de Inoã. Com uma linguagem acessível à juventude, Thiago falou sobre a origem da palavra “ciência”, os processos que envolvem as pesquisas científicas e o que é o senso comum. Depois, foi a vez de Rodrigo Ribeiro, doutorando em Comunicação na Universidade Federal Fluminense (UFF), falar sobre teorias da conspiração e desinformação nas plataformas online.

O médico Marcelo Velho, subsecretário de Ensino e Pesquisa da Secretaria Municipal de Saúde, finalizou o evento com uma palestra ressaltando os mecanismos de enfrentamento à pandemia em Maricá, como a abertura do Hospital Dr. Ernesto Che Guevara, as tendas de atendimento especializado àqueles com sintomas de Covid-19 e a oferta de testes para a doença nas Unidades de Saúde da Família (USFs).

Alunos destacam a importância da roda de conversa

A estudante do 8º ano no Centro de Educação de Maricá (CEM) Joana Benedicta Rangel, Yasmin da Rosa, foi uma das que assistiram a palestra e reforçou a importância da iniciativa para conscientizar e esclarecer dúvidas. “Achei muito importante poder participar desse ciclo de palestras. Já me vacinei e poder ouvir doutores, estudiosos e professores falando sobre a importância da vacinação esclarecem todas as dúvidas que possam surgir. Minha família toda está imunizada e eles vão adorar saber que eu estive nesse evento”, ressaltou.

Ingrid Beatriz Oliveira, de 14 anos, disse que ter a oportunidade de assistir ao ciclo de palestras é uma forma de combater fake news, além de lembrar a população de se vacinar. “Essas palestras são muito necessárias. Pudemos aprender como não cair em notícias falsas da internet e a importância de tomar todas as doses da vacina, se cuidando e pensando na vida daqueles que estão próximos da gente”, concluiu.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here