Aula inaugural do Programa Qualifica Maricá. Fotos: Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá iniciou na quinta-feira (10/03) o programa Qualifica Maricá com uma aula inaugural para alunos inscritos em dez cursos de qualificação profissional. Ao todo, 1150 vagas foram distribuídas entre os mais de 4800 moradores inscritos.

O programa é desenvolvido pela Secretaria de Trabalho e pelo ICTIM. Do total de vagas, 30% foram reservadas para beneficiários de programas sociais da prefeitura e para pessoas com deficiência. Os dez cursos, com início prático dia 14/03, incluem os de camareira, mecânico, operador de computador, entre outros.

Na abertura do evento, no auditório do Banco Mumbuca, o diretor de Tecnologia do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), Marcio Campos, apresentou dados sobre a programa, os principais cursos e disse que procura foi maior pelas áreas de gestão, como logística, administração e recursos humanos.

“Isso nos surpreendeu muito porque acreditávamos que os cursos de construção civil seriam os mais procurados. A área de administração e logística tiveram maior interesse no polo de Itaipuaçu. No polo de Inoã foi o de assistente de Recursos Humanos, eletricista e de mecânico de motos. No Condado, a procura foi por eletricista e recursos humanos. No polo Centro o de assistente administrativo”, explicou.

O secretário de Trabalho, Adilson Pires, disse que a ideia é diversificar o Qualifica Maricá para ofertar cursos em todas as áreas. “Uma cidade que se desenvolve como Maricá gera muitas oportunidades e por isso queremos qualificar a nossa população”.

Moradores de Maricá buscam qualificação

Moradora do Residencial Carlos Alberto Soares de Freitas (programa Minha Casa Minha Vida de Inoã), Eliane Dias da Silva, de 49 anos, vai fazer o curso de Pedreiro de Alvenaria. “Tem surgido muitas oportunidades para construção civil em Maricá e acredito que vou conseguir me colocar no mercado com esta qualificação da prefeitura”, disse Eliane.

A mesma qualificação será feita por Mariana Pinto da Silva, de 34 anos, que quer seguir a carreira do pai e dos tios. “Sou professora de Educação Física, mas também gosto de construção civil e por isso vou fazer o curso de Pedreiro de Alvenaria. Quero trabalhar com fundação”, contou Mariana, que mora no Centro.

A moradora Débora da Silva Sampaio, de 26 anos, disse que pretende aumentar o currículo com a qualificação. “Já fiz cursos na área administrativa e vou fazer o de Operador de Computador para ampliar as minhas oportunidades”, afirmou.

Alcidemar de Melo Sousa, de 60 anos, trabalhou mais de 10 anos na área administrativa e espera voltar ao mercado de trabalho com a qualificação na área de recursos humanos. “Surgiu essa oportunidade e vou me capacitar para conseguir um trabalho na área”.

Gilvania Santos, de 38 anos, disse que nunca trabalhou e aproveitou a oportunidade do Qualifica Maricá para garantir a primeira qualificação profissional. “Resolvi fazer o curso de camareira para minha vida embalar e me colocar no mercado de trabalho”, disse.

Cursos de qualificação profissional

Os dez cursos oferecidos são de Assistente de Recursos Humanos, Camareira em Meios de Hospedagem, Eletricista Instalador Predial, Mecânico em motocicletas, Operador de Computador, Pedreiro de Alvenaria, Assistente Administrativo, Assistente de Logística, Formação Inicial em Gesseiro e Instalador Hidráulico Residencial.

Na área administrativa, os cursos mais procurados foram os de Assistente Administrativo e Operador de Computador. Já na área do empreendedorismo, os mais concorridos foram Mecânico de Motocicletas e Eletricista Instalador Predial.

Os cursos serão em quatro polos de qualificação – Inoã, Itaipuaçu, Condado e Centro –, sendo alguns deles repetidos em turnos diferentes no mesmo polo e/ou disponibilizados em mais de um polo. Os inscritos são sempre sorteados para preencher as turmas, cada uma com 25 vagas, obedecendo cada chamamento.

Mais cursos em junho

Pelo edital, publicado no portal do ICTIM (www.ictim.com.br), a cada término de curso, um novo sorteio será realizado. O projeto foi dividido em três etapas ao longo de 2022: primeiro ciclo em março, abril e maio; segundo ciclo em junho, julho e agosto; e terceiro ciclo em setembro, outubro e novembro. A lista dos sorteados pode ser acessada pelo site: www.qualificamarica.com.br.

Veja onde ficam os polos e os cursos

Polo Centro (Rua Barão de Inoã, 500) – Cursos de Assistente de Logística, Assistente Administrativo e Operador de Computador.

Polo Condado (Rodovia Amaral Peixoto, Km 27,5) – Eletricista Instalador Predial, Assistente de Recursos Humanos, Operador de Computador.

Polo Inoã (Rua do Mamoeiro, lote 12, quadra 2) – Assistente de Recursos Humanos, Camareira em Meios de Hospedagem, Eletricista Instalador Predial, Mecânico em Motocicletas, Operador de Computador e Pedreiro de Alvenaria.

Polo Itaipuaçu (Avenida Carlos Marighella, 160) – Assistente Administrativo, Assistente de Logística, Assistente de Recursos Humanos, Formação Inicial em Gesseiro, Instalador Hidráulico Residencial, Operador de Computador e Pedreiro de Alvenaria.