A Prefeitura de Maricá distribuiu 200 mudas de ipê-rosa para as mulheres em uma edição especial do programa Maricá+Verde, na manhã desta quinta-feira (10/03), na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro. A iniciativa da Secretaria de Cidade Sustentável foi em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (08/03), marcando também o retorno presencial do projeto, após três meses de pausa por conta da pandemia.

A Coordenadoria de Políticas para as Mulheres criou um varal de mensagens de empoderamento sobre a resistência feminina e distribuiu folhetos informativos sobre os serviços da Casa da Mulher de Maricá, espaço de referência no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica.

O secretário de Cidade Sustentável, Helter Ferreira, reforça a importância de homenagear a população feminina na data, principalmente com o ipê-rosa, presente que estimula a preservação do meio ambiente. Encontrado em todas as regiões do Brasil, o ipê sempre chamou a atenção de poetas, escritores e até de políticos.

“A flor do ipê é símbolo do Brasil. Acredito que as nossas mulheres também sejam nosso maior símbolo. Correlacionar a data com a preservação do meio ambiente é um lembrete de que em tempos difíceis o plantio de uma árvore simboliza a esperança de dias melhores. Convidamos a todos para participarem desse projeto e acompanharem nosso calendário trimestral”, afirmou.

Moradoras movimentam a Praça do Turismo

A aposentada Arlina dos Santos, de 62 anos, recebeu o ipê-rosa no início da manhã e ficou satisfeita com o presente da Prefeitura.

“Tenho um ipê-rosa no jardim de casa e nessa ação levei mais um para plantar nos fundos da minha residência. É maravilhoso o projeto retornar com essa homenagem ao Dia da Mulher, representando nossa delicadeza e paixão simbolizada nessa planta tão linda”, disse.

Estudante de Ciência Ambiental, Letícia Santiago, de 20 anos, ressaltou o papel da iniciativa para ampliar as áreas verdes da cidade.

“O Maricá+Verde é uma ótima oportunidade para as pessoas entenderem a importância da preservação ambiental. A doação dos ipês-rosas é uma forma de refletir sobre o meio ambiente e também sobre os nossos direitos. Vim com a minha família e pretendo participar mais vezes”, destacou.

Projeto contribui para o reflorestamento de Maricá

A primeira ação do Maricá+Verde aconteceu em março de 2014, com o plantio de árvores às margens do Rio Mumbuca. Uma das principais ações de reflorestamento ocorreu no Silvado, em 2019, quando alunos da Rede Municipal de Ensino plantaram cerca de duas mil mudas, numa área de oito mil m² da Fazenda Toulon.

Ao todo, já foram distribuídas à população cerca de 44 mil mudas, com atividades contínuas de reflorestamento nas regiões rural e urbana.

Confira a programação trimestral do Maricá+Verde:

17/03: Jaconé – Rua Dois
24/03: Ubatiba – no entorno da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro
31/03: Praça do Spar
07/04: Passarela do Caxito – RJ-106, sentido Niterói
14/04: Passarela de Inoã – RJ-106, sentido Centro de Maricá
21/04: Recanto de Itaipuaçu – praça da Escola Municipal Mata Atlântica
28/04: Orla de Araçatiba – Praça Tiradentes
05/05: Arena Flamengo
12/05: Praça de Ponta Negra
19/05: São José do Imbassaí – km 22 da RJ-106, próximo ao Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic) Elomir Silva
26/05: Condado – na portaria da localidade