Foto: Evelen Gouvêa

A Prefeitura de Maricá anunciará no dia 4 de março os nomes dos selecionados para o programa de Iniciação Científica, iniciativa conjunta do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) e da Secretaria de Educação do município. Das 100 inscrições recebidas até o dia 11/02, 62 são de estudantes, que concorrem a 48 bolsas, e 38 professores, que disputam 12 vagas. A Comissão Especial de Avaliação de Bolsas (CEAB) do ICTIM tem até o dia 25 deste mês para concluir a seleção dos bolsistas.

Após a divulgação dos projetos escolhidos, aqueles que não estiverem na listagem terão os dias 7 e 8 de março para entrar com recurso, que também será analisado pela CEAB. O resultado final será publicado no dia 9 e o início da vigência das bolsas está previsto para o dia 15 de março.

O diretor-presidente do ICTIM, Celso Pansera, elogiou a motivação dos participantes: “Essa foi uma experiência exitosa, mostrando o potencial científico dos maricaenses. São projetos interessantes, nas diversas áreas de pesquisa, sempre com foco e interesse da melhoria de vida da população de Maricá”.

As inscrições também foram comemoradas pela secretária de Educação, Adriana Costa, que frisou a importância da iniciação científica no início da graduação. “Ter a oportunidade de se engajar na pesquisa científica desde o início do curso é contribuir para pensar uma nova sociedade. É isso que esperamos dos alunos do Passaporte Universitário e as bolsas de iniciação científica vêm gerar mais oportunidades”, disse.

Bolsas serão pagas em 12 meses

As pesquisas contarão com oito alunos e dois professores em cada uma das seis áreas de conhecimento: Saúde; Educação; Mobilidade Urbana; Cultura; Agricultura; Sustentabilidade e Meio Ambiente. As bolsas serão pagas ao longo de 12 meses e têm valores de R$ 600 (estudantes) e R$ 3.700 (professores).

Os estudantes que disputam as vagas estão matriculados em instituições de ensino vinculadas ao Programa Passaporte Universitário e devem ter coeficiente de rendimento em seus cursos igual ou superior a 6. Já os candidatos a orientador precisam ter grau de doutor (ou equivalente) ou experiência empírica relevante nas áreas de interesse, serem servidores da Prefeitura de Maricá  – ou de seus órgãos vinculados – e terem disponibilidade para orientar os bolsistas.

Serviço:

Seleção dos bolsistas: 14/02/2022 a 25/02/2022