A Prefeitura de Maricá promoveu na segunda-feira, 29/11, por meio da Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, um encontro para pessoas trans com o objetivo de abordar e debater questões para melhorar o acolhimento, a saúde, a importância do respeito à cidadania, do direito ao nome social e as identidades de gênero. O próximo encontro será realizado em dezembro com o tema: Direito das Pessoas Trans ao Nome Social.

O tema da roda de conversa deste mês foi a ‘Saúde da comunidade Trans’ e contou com a presença da médica Alessandra Andrade – especializada em Saúde da Família no posto de Saúde Central de Maricá, que atende as pessoas trans da cidade. O encontro foi mediado pelo coordenador municipal LGBTI, Carlos Alves, e teve a participação de equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), da coordenadora da Casa dos Conselhos, Leci Alberti e foi encerrado com a cantora, estudante e ativista trans da Casa Nem, Agatha Julião.

Durante a roda de conversa, os assistidos contaram as experiências de vida e o atendimento na rede de saúde, acrescentando sugestões para melhorar o acolhimento pela equidade e por um SUS inclusivo sem transfobia.

A iniciativa faz parte do Fórum LGBTI, Fórum de Saúde LGBTI de Maricá, Coordenadoria LGBTI de Maricá e Casa dos Conselhos vinculados à Secretaria de Participação Popular Direitos Humanos e da Mulher.