A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira (05/11) a última Pré-Conferência Municipal de Saúde destinada aos moradores do 1º Distrito (Centro). As outras três ocorreram durante o mês de outubro para Itaipuaçu, Ponta Negra e Inoã. Ao todo, foram mais de 1.800 propostas apresentadas.

A iniciativa antecede a 10ª Conferência Municipal de Saúde de Maricá, que será realizada no dia 25/10, com o tema central: “Saúde, um bem e direito de todos”. Os encontros tiveram transmissão online pela página do Conselho Municipal de Saúde no Youtube.

As pré-conferências abordaram os seguintes eixos: Atenção Primária (PREVINE BRASIL), novo modelo de financiamento para Atenção Primária à Saúde; Vigilância em Saúde – Impacto da Pandemia no SUS; e Controle Social – participação da comunidade: direitos, deveres e corresponsabilidade do cidadão/cidadã.

A primeira ocorreu na sexta-feira (08/10) para os moradores do 4º distrito (Itaipuaçu), e contou com 546 propostas enviadas. A segunda, para o 3º distrito (Ponta Negra), reuniu 559. A do 2º distrito (Inoã) teve 288 propostas apresentadas. A última, do 1º distrito (Centro), 429 propostas. Ambas serão apresentadas na 10ª Conferência.

Todas as informações sobre a Conferência e as Pré-Conferências estão no site: https://www.marica.rj.gov.br/conferencia-municipal-de-saude/