Durante o 4° Seminário Empresarial de Turismo de Maricá, Romário Galvão, presidente do Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR), apresentou o painel com o tema “Projetos e pesquisas para o fortalecimento da competitividade turística de Maricá”.

Galvão reforçou que os dados informados pelo IDR serão extremamente importantes no desenvolvimento do turismo da cidade. Ressaltou ainda que o objetivo na política pública está sendo cumprido corretamente, com a busca de dados e informações para contribuir cientificamente com o plano municipal de desenvolvimento turístico sustentável.

“Nossa função aqui é organizar os dados, as informações, para que o empresário que trabalha e pensa numa forma de se desenvolver, não faça mais isso só com chute, mas que consiga, no seu planejamento, ter dados e informações para que possa ter a mitigação real da sua análise de risco naquela empresa, naquele projeto e no seu investimento”, destacou.

O presidente do IDR também salientou que o instituto está trabalhando em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), contando com quatro linhas de pesquisa e estudos sobre os dados turísticos, incluindo a questão ambiental, que, segundo ele, é “mais que essencial para o desenvolvimento da cidade de Maricá”.

“O IDR assume a função de estudar os dados sobre o uso do turismo na cidade, na questão ambiental, econômica e social, para que o turismo seja mais uma alavanca para o desenvolvimento social de Maricá”, declarou.

O evento, organizado pela Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Promoções e Projetos especiais e da Secretaria de Turismo, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e a Federação de Convention & Visitors Bureau do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB-RJ), aconteceu nesta segunda-feira (30/08), em Itapeba, e reuniu empresários locais e de outras cidades.

O encontro abordou temas relacionados à retomada do turismo no pós-pandemia, destacando-se assuntos que envolvem o setor de meios de hospedagem e os projetos que serão executados pela Prefeitura de Maricá e a Codemar no próximo ano.

A mediação das palestras ficou sob responsabilidade de Marco Antônio Navega, presidente da FC&VB-RJ e do Condetur Costa do Sol, e do secretário de Promoção e Projetos Especiais, José Alexandre Almeida.