Conscientizar a população maricaense através da educação ambiental e da sustentabilidade. Essa é a mensagem passada pelo Maricá+Verde, projeto da Secretaria de Cidade Sustentável que esteve, nesta quinta-feira (15/07), distribuindo 100 mudas nativas da Mata Atlântica à população em Araçatiba, próximo à Prefeitura.

De acordo com o secretário de Cidade Sustentável, Helter Ferreira, as ações semanais do projeto são essenciais para a sustentabilidade da cidade, melhorando a consciência coletiva e ampliando a vegetação nativa presente em Maricá.

“O processo contínuo de doação, além de fornecer a ampliação dos serviços ambientais oferecidos pelas árvores (melhoria no microclima, diminuição da poluição sonora, dentre outros), aumenta o nível de conscientização em relação à vegetação presente no município, despertando a percepção da população em relação ao meio ambiente”, afirmou.

Quem passou pelo local pode escolher uma das espécies que estavam sendo distribuídas como o ipê-rosa, ipê-amarelo, pata-de-vaca, aroeira, nêspera, moringa, algodão-da-praia, capim-limão e goiaba.

Para Nélia Celestino, técnica de enfermagem, de 42 anos e moradora do bairro Marquês, poder ter acesso às plantas de forma gratuita é muito positivo, principalmente por estimular a juventude a cuidar da natureza.

“Conheci o Maricá+Verde e acho muito importante poder receber essas mudas gratuitamente, contribuindo com a natureza e ensinando às crianças valores de preservação ambiental. Trouxe minhas filhas para elas terem contato com o projeto, já que, em casa, sempre busco passar a educação ambiental, algo que já é tradicional na família. Voltarei mais vezes para pegar outras mudas”, disse.

Já Eliomar Fernandes, dona de casa, de 62 anos, destaca que sempre frequenta as ações da iniciativa, ajudando a tornar Maricá uma cidade cada vez mais próxima do meio ambiente.

“Sempre procuro saber em que bairro o projeto estará, venho receber novas mudas, para plantar na minha casa. Com isso, ajudo no reflorestamento da cidade. O incentivo da Prefeitura nas questões ambientais é excelente e, nesta semana, estou levando ipê-amarelo e moringa para adicionar ao plantio que tenho em casa”, completou.

O Maricá+Verde segue na Praça do Barroco (22/07 – Itaipuaçu) e encerra o mês em Cordeirinho (29/07 – Rua 90), realizando, também, o recolhimento de agasalhos direcionado às pessoas em vulnerabilidade.