Unir sustentabilidade, educação ambiental e solidariedade. Esse foi o lema da edição desta quinta-feira (01/07), do Maricá+Verde, iniciativa da Secretaria de Cidade Sustentável que realizou, na Praça de Itapeba, a distribuição de 100 mudas nativas da Mata Atlântica e o recolhimento de agasalhos destinados à população em maior vulnerabilidade social.

O recebimento de agasalhos é uma novidade do projeto e faz parte da campanha “Maricá Solidário”, ação conjunta que instalou diversos pontos para recolhimento de doações de vestimentas e cobertores pela cidade, uma forma de amenizar os efeitos das baixas temperaturas do inverno às pessoas mais desamparadas.

“A adoção das mudas é um ato de amor ao planeta e às gerações futuras. Com a chegada do inverno, porque não amenizar também o sofrimento das pessoas que mais precisam de agasalhos? Doem, contamos com a participação de todos”, ressaltou o secretário de Cidade Sustentável, Helter Ferreira.

Nesta edição do Maricá+Verde, foram distribuídas mudas das espécies ipê-rosa, ipê-amarelo, pata-de-vaca, ameixa, algodão-da-praia, aroeira, palmeira-garrafa, moringa e goiaba vermelha. Além disso, o projeto teve a procura de três moradores de outros municípios, com interesse no reflorestamento de áreas ambientais, conhecendo o projeto e levando algumas mudas às suas casas.

Para a bióloga responsável pela iniciativa, Stella de Lima, a inserção da campanha do agasalho é importante para um projeto que está todas as semanas nas ruas e tem forte contato com a população.

“Começamos hoje a campanha do agasalho no Maricá+Verde, utilizando alusões lúdicas nas nossas mudas ao processo de doação, com um rosto feliz; outro triste e simbolizando o frio passado no inverno; além de outro alegre e já agasalhado, uma forma de simbolizar a proteção após o recebimento da vestimenta. Nosso projeto teve uma boa adesão hoje e esperamos que cada vez mais pessoas participem” , destacou.

O projeto segue nas próximas semanas, a cada quinta-feira em um bairro diferente do município, seguindo na Praça de Guaratiba (08/07); em Araçatiba (15/07 – próximo a Prefeitura de Maricá); na Praça do Barroco (22/07 – Itaipuaçu) e encerrando o mês de julho na Rua 90 (29/07 – Cordeirinho).