Maricá+Verde - Foto: Anselmo Mourão

Transformar as paisagens do município através da preservação ambiental. Essa é a missão do projeto Maricá+Verde, iniciativa muito bem sucedida da Secretaria de Cidade Sustentável que distribuiu, em mais uma edição nesta quinta-feira (10/06), 100 mudas nativas da Mata Atlântica na Praça Ana Ferreira (Praça da Divinéia), na Barra de Maricá.

Nesta ação, estiveram disponíveis para serem adotadas pela população da localidade as espécies: areka, aroeira, algodão-da-praia, ipê-rosa, ipê-amarelo, pata-de-vaca, além das frutíferas ameixa e goiaba vermelha.

Uma das moradoras da Barra de Maricá que adotou sua muda na ação foi Cláudia Alves, costureira, de 59 anos. Ela havia recebido uma muda de ipê-amarelo em uma visita do Maricá+Verde ao Espraiado antes da pandemia e, agora, adotou ipê-rosa, aroeira e pata-de-vaca para levar ainda mais verde à sua residência, ajudando, com o plantio, na preservação do planeta, aspecto ressaltado pela costureira.

“Eu sou fã do trabalho do Maricá+Verde, acompanho sempre pelas redes sociais e a proposta de tornar a nossa vida mais agradável a partir do verde é incrível. As mudas que trouxe para casa hoje são, para mim, um presente, já que a preservação ambiental é um projeto de vida, e no meu espaço, já tenho diversas plantas, inclusive um ipê-amarelo adotado através do Maricá+Verde no Espraiado que começou a florescer neste ano, está muito lindo” , destacou, mostrando as flores.

Já para Nireide Coutinho, de 66 anos, uma das responsáveis pelo cuidado da Capela Nossa Senhora da Conceição, localizada ao lado da praça, a distribuição de mudas é extremamente importante para a comunidade, ajudando na educação ambiental e tornando o entorno da capela ainda mais belo.

“Acho maravilhosa essa ideia da Prefeitura, que se une a outras iniciativas, como os plantios nas praças públicas da cidade, formas de dar mais vida a Maricá e incentivar, principalmente os mais jovens, a plantar e preservar a natureza. Já plantamos cinco mudas de ipês no canteiro da capela adotadas através do Maricá+Verde, ipês esses que já estão crescendo bem bonitos e, logo, estarão florescendo, mas devemos sempre cultivar cada vez mais, auxiliando na oxigenação e na sustentabilidade do planeta” , concluiu.

Durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, encerrada em Maricá no sábado (05), com diversas ações ambientais, o Maricá+Verde distribuiu, aproximadamente, duzentas e doze mudas nativas da Mata Atlântica, levando conscientização ambiental aos moradores dos quatro distritos da cidade.

De acordo com o secretário de Cidade Sustentável, Helter Ferreira, as atividades do Maricá+Verde nos bairros de Maricá são essenciais para uma cidade com mais áreas ecológicas e consciência coletiva.

“O Maricá+Verde, através da distribuição de mudas, contribui para o aumento das árvores, o que torna o ambiente urbano muito mais agradável, influenciando positivamente na temperatura, economia de energia e reduzindo a poluição do ar. Dessa forma, trazemos ainda mais sustentabilidade à nossa cidade” , afirmou.

O Maricá+Verde segue visitando os bairros nas próximas semanas, sempre às quintas-feiras, com entrega de mudas no Centro Administrativo da Prefeitura em Itaipuaçu (17/06); Praça de Bambuí (24/06); Praça de Itapeba (01/07); Praça de Guaratiba (08/07); Araçatiba (próximo à Prefeitura – 15/07); Praça do Barroco (Itaipuaçu – 22/07); além de Cordeirinho (Rua Noventa – 29/07).