Foto: Marcos Fabricio

A Secretaria de Urbanismo de Maricá começou, nesta segunda-feira (17/05), a utilizar o sistema informatizado Maricá Digital para agendar atendimentos presenciais dos serviços de entrega de documentos, além de consulta técnica e fiscalização de obras. O Maricá Digital já reúne serviços de diversas secretarias e autarquias e, com a utilização pelo Urbanismo, os serviços da pasta serão agilizados, já que o sistema traz maior controle aos atendimentos, organizando a cada meia hora as vagas disponíveis.

Os interessados no agendamento de algum desses atendimentos devem acessar o site do Sistema Integrados Municipais (SIM – clique aqui) e buscar o ícone do agendamento. Lá, a pessoa seleciona o tipo de serviço e o polo em que deseja comparecer presencialmente, na sede da Secretaria de Urbanismo (Rua Alvares de Castro, nº 154, Centro) ou no Centro Administrativo da Prefeitura em Itaipuaçu — sendo o polo Centro para moradores dos distritos Centro e Ponta Negra e o polo Itaipuaçu destinados aos residentes nos distritos de Inoã e Itaipuaçu.

Após essa etapa, surgirá a opção de escolha da melhor data e horário de atendimento, com o posterior preenchimento de um formulário com alguns dados pessoais necessários para a efetivação do processo (nome completo, número de celular, e-mail e CPF). A confirmação será dada no momento da finalização do formulário e, através do e-mail, serão recebidas as informações do serviço selecionado, como o protocolo, tipo de serviço, polo de atendimento, endereço, data e horário.

De acordo com o secretário de Urbanismo, Celso Cabral, a implementação do Maricá Digital é uma forma de agilizar os serviços oferecidos pela secretaria, além de facilitar as solicitações dos cidadãos da cidade, sem necessidade de deslocamentos desnecessários.

“Esse é um sistema que a Prefeitura já utilizava, para agendamento de alguns serviços. A ideia de implementar em nossa secretaria foi uma maneira que encontramos de agilizar e organizar nossas demandas, evitando aglomerações neste momento delicado da pandemia da Covid-19. Dessa forma, prestaremos um serviço com maior particularidade, dando todo o suporte necessário ao contribuinte” , afirmou .

“Como esse é um sistema novo de atuação do Urbanismo, vamos começar a implementar progressivamente esse método de atendimento a partir desta semana. Sabemos que é necessário um tempo até que todos estejam habituados, então vamos fazer essa mudança aos poucos. Por essa razão, os nossos meios de atendimento telefônico e presencial vão continuar ativos até 25 de junho para agendamentos, quando teremos a transição completa a esse novo modelo” , completou o secretário.

Os demais serviços de abertura de processo, podem ser tratados pelo e-mail protocolodourbanismo@gmail.com. Já para maiores informações sobre consulta de processos, cumprimento de exigências e entrega de documentos, deve ser feito contato com a secretaria através do e-mail atendimento.urbanismo@gmail.com. Para mais informações ou dúvidas podem resolvidas  através do telefone (21) 3731-9777.