Sede Administrativa da prefeitura em Itaipuaçu - Foto: Evelen Gouvêa

A Prefeitura de Maricá ganhou aliadas na sua busca pela melhor prestação de serviços na última sexta-feira (14/05). Publicadas no Jornal Oficial de Maricá (JOM), de número 1165, novas portarias anunciam a criação das secretarias de Promoções e Projetos Especiais e Defesa do Consumidor, além da troca de titularidade na secretaria de Esportes e Lazer e do Instituto Darcy Ribeiro (IDR) do município.

À frente da Secretaria de Promoções e Projetos Especiais, José Alexandre Almeida, que já exerceu o cargo de secretário de Turismo, conta como será a dinâmica de funcionamento da pasta.

“A proposta da Secretaria de Promoções e Projetos Especiais é atuar dando apoio às demais, fazendo um trabalho de promoção da imagem do município enquanto destino turístico e ambiental, tendo os titulares das pastas à frente das ações”, explica.

De acordo com o secretário, uma das principais parcerias da pasta será a secretaria de Turismo, que com os principais projetos como Natal Iluminado, Réveillon, Carnaval etc, inserem o município no cenário turístico do Estado. A pasta de Promoções e Projetos Especiais dará o suporte e apoio necessários para que estes eventos aconteçam com a magnitude necessária.

“Em um contexto geral, a secretaria nasce com uma missão de aplicar o plano municipal de desenvolvimento turístico e sustentável”, completa José Alexandre.

A secretaria de Promoções e Projetos Especiais funciona atualmente no prédio administrativo da Prefeitura em Itaipuaçu, mas logo terá um endereço no Centro. A pasta também ficará responsável pelo atendimento às entidades empresariais de Maricá no pós-pandemia e pelo site e aplicativo Conheça Maricá, em parceria com a Secretaria de Turismo.

Outra novidade na estrutura da administração municipal é a Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor, que tem Felipe Paiva à frente como titular. De acordo com o secretário, o principal objetivo da pasta é planejar, elaborar, coordenar e executar as ações referentes à relações de consumo, ampliando a atuação do Estado-Executivo na tutela e garantia dos direitos dos consumidores, a fim de proteger o consumidor de eventuais desigualdades nas relações comerciais, e atender a demanda dos consumidores de Maricá.

“A criação da pasta demonstra que o Executivo está atento às carências do município. As relações consumeristas movimentam a economia do município e a criação da Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor permite que o consumidor se sinta mais seguro nessa relação, tendo em vista que há uma pasta que tem por função garantir seus direitos”, comenta o secretário Felipe Paiva.

Ainda de acordo com ele, inicialmente a pasta está funcionando na sala do Procon, no Serviços Integrados Municipal (SIM) do Centro, no prédio administrativo da Prefeitura em Itaipuaçu e também no SIM de Inoã.

Após ter assumido a Secretaria de Esportes e Lazer, Filipe Bittencourt também está de volta à titularidade da pasta. De acordo com ele, seu principal objetivo de atuação será dar continuidade aos projetos sócio esportivos já implementados no município, e também fomentar a ampliar o incentivo do esporte de alto rendimento em Maricá.

“Temos a importante missão de instalarmos grandes equipamentos esportivos em nossa cidade, como um Ginásio Multiuso, um complexo com piscina olímpica, e outros projetos que serão de fundamental importância para o desenvolvimento do esporte no município”, diz o secretário de Esportes e Lazer, Filipe Bittencourt.

À frente do Instituto Darcy Ribeiro (IDR) desde a sua criação, Alan Novais dá lugar agora ao novo presidente Romário Galvão Maia.