Foto: Marcos Fabricio

Uma ferramenta que vai auxiliar na coleta e análise da base de dados do município está sendo desenvolvida pela Prefeitura de Maricá, por meio do Grupo de Trabalho Intersetorial de Informações Municipais (GTIM), composto pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão e o Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR).

Pela plataforma InforMarica, o servidor público poderá alimentar a base de dados e compartilhá-la com outros setores administrativos de forma que o gestor de uma pasta possa ter conhecimento sobre as ações desenvolvidas por outras secretarias. Assim, é possível que haja uma tomada de decisão de forma integrada visando um modelo sistematizado e colaborativo.

De acordo com Vinícius Moro,coordenador do programa InfoMarica, a plataforma permite, por exemplo, que a Guarda Municipal possa identificar alguma mancha criminal no perímetro de uma escola municipal através dos dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP).

“A nossa ideia era montar um observatório de indicadores do município para fazer acompanhamento de política pública. Então é possível cruzar as informações para ter uma gestão pública colaborativa baseada em evidências e números, ou seja, no dado real”, afirmou.

Outra função que o sistema permite, é traçar uma melhor opção no trajeto feito pelo ônibus escolar ao transportar o aluno até a escola, tendo como base o endereço das unidades em que estudam. “É facilitar o processo decisório para que o servidor tenha a melhor informação possível para tomar a decisão e compartilhar o que está sendo construído”, completou.

“Esse grupo é um espelho da relação interdisciplinar das secretarias para garantir que haja uma informação cada vez mais precisa na construção de políticas públicas para a cidade”, relatou o presidente do IDR, Alan Novais.

O Grupo de Trabalho poderá convidar representantes de órgãos e entidades, públicas e privadas, além de pesquisadores e especialistas para o cumprimento das suas atribuições. Compete ao grupo realizar reuniões periódica, com intervalo máximo de 15 dias até o encerramento das atividades.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here