Foto: Anselmo Mourão

O projeto Maricá+Verde, iniciativa da Prefeitura de Maricá através da Secretaria de Cidade Sustentável, esteve nesta quinta-feira (06/05), no bairro do Caxito, realizando a distribuição de mudas nativas da Mata Atlântica à população. Entre as espécies disponíveis no local, estavam o ipê-amarelo, ipê-rosa, algodão-da-praia, aroeira e pata-de-vaca, além das frutíferas goiabeira e nêspera.

Para a retirada das mudas, não há necessidade de cadastro prévio. Basta se dirigir aos locais das ações do projeto, preencher um termo de adoção se comprometendo a cuidar das plantas e observar as orientações de plantio contidas no documento.

De acordo com o secretário de Cidade Sustentável, Helter Ferreira, as ações do Maricá+Verde são de suma importância para a proteção ambiental do município e, junto a outras medidas, diminuem os impactos sobre o nosso ecossistema.

“A distribuição das mudas pelo programa Maricá+Verde e, consequentemente, o plantio pela população de Maricá valoriza a vida e o nosso planeta, trazendo maior consciência ambiental ao município. Tudo isso vai muito além do aspecto estético, esse tipo de ação promove uma melhoria do microclima, proporcionando, inclusive, um maior conforto ambiental, amenizando as altas temperaturas no verão”, destacou o secretário.

A população aprova a iniciativa. Segundo Jane Barbosa, cabeleireira de 34 anos que trabalha no bairro, o projeto é muito bem-vindo e auxilia àqueles que não podem comprar mudas, ajudando também na preservação ambiental.

“Estou levando mudas para plantar lá em Manoel Ribeiro, onde eu moro, assim irei aumentar o número de árvores na minha casa e isso ajuda a melhorar o meio ambiente. Nunca tinha adotado mudas do projeto, sempre tive que comprar, e essa disponibilização gratuita é maravilhosa, ajudando àqueles que não tem condições de pagar pelas plantas, deixando a cidade cada vez mais bonita e com consciência ambiental”, afirmou a cabeleireira.

Já para o aposentado Paulo Roberto Onóquio, de 71 anos, as visitas aos bairros promovidas pelo Maricá+Verde são muito positivas e mostram o comprometimento da Prefeitura com o meio ambiente.

“Eu gosto muito de plantas, tenho em casa pinha, acerola e pitanga e, com as mudas disponibilizadas aqui, poderei ter ainda mais árvores na minha residência. Moro no Caxito há alguns anos e vejo que cada vez mais a Prefeitura investe na proteção ambiental e o Maricá+Verde faz parte dessas ações. Sempre que o projeto estiver aqui no bairro, voltarei para adotar outras mudas”, disse o aposentado.

O Maricá+Verde possui 7 anos de funcionamento e, até o momento, mais de quarenta mil mudas já foram distribuídas aos maricaenses através das visitas aos bairros. Além disso, o programa também realiza ações de reflorestamento na cidade, plantando cerca de 30 mil mudas a cada atividade de recuperação ambiental.

Dando continuidade à programação do mês de maio, na próxima semana (13/05), a tenda do projeto estará no Manu Manuela, próximo ao ponto de ônibus. Já em 20/05, a distribuição de mudas irá ocorrer em São José do Imbassaí (passarela no KM 22), encerrando o mês no Silvado, em 27/05, na praça da localidade.