Maricá agora faz parte do Conselho Estratégico Universidade-Sociedade (Ceus) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O órgão, de caráter consultivo, tem como finalidade  assessorar o Conselho Universitário (Consu) e os demais conselhos centrais da instituição. O ato se consolidou na quinta-feira (15/4), quando a nova composição tomou posse em reunião virtual e o diretor-presidente do ICTIM, Celso Pansera, passou a integrar o Conselho.

Na reunião, presidida pela reitora da Unifesp, Soraya Smaili, e na presença do pró-reitor de Planejamento, Pedro Arantes, destaque para o financiamento do setor de Saúde no enfrentamento da pandemia da Covid-19. Nesse contexto, Maricá é um dos municípios que mais tem se destacado no Brasil.

Pansera ressalta que compor o Ceus é um desafio, principalmente pelo momento delicado que a universidade e a pesquisa atravessam. “Representar Maricá num Conselho dessa magnitude, numa instituição como a Unifesp, é desafiador. Vivemos um momento em que a universidade, a pesquisa, a sociedade do conhecimento como um todo têm sido atacadas, então, sem dúvidas, fortalece a defesa da vida e de tantas questões que envolvem a maioria das pessoas”, reforça.

Em atividade desde 2019, a composição foi homologada pelo Conselho Universitário (Consu) em 7 de abril, para o mandato 2021-2023. Dessa forma, o diálogo institucionalizado entre a universidade e a sociedade, em seus diversos segmentos, incluindo setores público e privado e o terceiro setor, será intensificado.