Foto: Evelen Gouvêa

Com a chegada na última segunda-feira (22/03) de 6.540 doses da vacina Coronavac, o município de Maricá amplia a sua capacidade de imunização da população. Já a partir da próxima segunda-feira (29/03), mais quatro unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) passarão a funcionar como polos de vacinação. Com isso, a meta é vacinar mais de 1.000 pessoas por dia. Até o momento, 6.157 pessoas foram imunizadas desde o início da campanha de vacinação, no dia 19/01.

Seguindo o cronograma da 10ª semana vacinal (veja aqui), a Secretaria de Saúde iniciou nesta quarta-feira (24/03) a vacinação de idosos com idades de 78 e 79 anos nos postos do sistema drive thru, localizados no Centro Administrativo de Itaipuaçu e no aeroporto municipal em Araçatiba. Este tipo de sistema teve início no dia último dia 18/03, evitando que idosos sejam expostos ao vírus no momento de se vacinarem. Ao longo da semana a faixa etária vai decrescendo até chegar à idade de 70 anos, prevista para acontecer na terça-feira (30/03).

A Prefeitura ressalta a importância de a população procurar os postos, já que a imunização em domicílio só continua para os acamados. O procedimento foi adotado no início da campanha de vacinação por conta da idade mais avançada dos primeiros grupos prioritários e do menor contingente. Com o avanço da imunização e a ampliação dos contingentes, a abertura dos postos se tornou o caminho mais eficaz.

No posto drive thru de Araçatiba, o movimento foi bastante significativo. Somente no período da manhã, 122 pessoas dentro do critério de faixa etária foram imunizadas. Os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Porém, a partir do dia 03/04, eles também funcionarão aos sábados das 9h às 12h (confira aqui os locais de vacinação).

Uma das que foram imunizadas no posto de Araçatiba foi a aposentada Ana Maria de Matos, de 79 anos.  “É o dever de consciência para que eu não me contamine e não transmita o vírus para ninguém. Eu aconselho as pessoas irem se vacinar porque a pandemia está aí”, disse. “No meu caso, estou me vacinando porque gosto de viajar e minha filha me proibiu até que eu estivesse completamente imunizada”, afirmou.

Emocionada, Telma Pontes de Siqueira, de 79 anos, que também recebeu a dose do imunizante, é o exemplo para sua família. Segundo sua filha Adriane Pontes de Siqueira, de 52 anos, sua irmã, que mora em São Paulo, ofereceu levar a aposentada ser para ser vacinada no estado em que vive, mas a mãe se se recusou.

“Minha mãe não quis ir e preferiu esperar seu momento na cidade em que mora, que é Maricá. Ela não quis ter pressa de ir para Niterói, São Gonçalo ou Rio de Janeiro, como muitos fizeram. Foi bem categórica nesse sentido”, contou a filha.

É importante lembrar que somente serão vacinados os moradores de Maricá que se encontram dentro dos grupos prioritários previstos no Cronograma Móvel, que é atualizado toda quarta-feira, conforme a disponibilidade das vacinas.

Se o morador não for cadastrado em nenhuma unidade de saúde, deve fazê-lo informando a data de nascimento, endereço, identidade, CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), caso tenha. Se já tiver o cadastro em uma Unidade de Saúde da Família, também deve fazer o cadastro para a vacinação, pois atualizará seus dados, agilizará o atendimento e contribuirá para reduzir as filas.

No momento da vacinação, é obrigatória a apresentação do comprovante de residência, identidade, CPF e cartão do SUS (se tiver). Clique aqui e veja mais informações sobre a vacinação no município.