Foto: Anselmo Mourão

O grande número de acidentes graves registrados nos últimos dias na altura do quilômetro 25 da Rodovia RJ-106, na altura do Parque Nanci, levou a Prefeitura de Maricá a fechar parte dos acessos junto à via auxiliar da pista sentido Região dos Lagos.

As antigas aberturas no acostamento vão virar canteiros com paisagismo e áreas de estacionamento, cujo objetivo é coibir os cruzamentos ilegais feitos por alguns motoristas que utilizam o retorno em ambos os sentidos. Na segunda-feira (22/03), um motociclista morreu após colidir com um carro de passeio que fazia uma dessas “bandalhas”.

O primeiro dos novos canteiros vai ter 30 metros de extensão por 6 de largura e, assim como outros da via, vão receber paisagismo e iluminação. Os outros três, também utilizados irregularmente, vão ser fechados de forma gradativa.

“Já existia a ideia de acabar com os acessos. Esse acidente ocorrido nesta semana e outros também graves que observamos nos fizeram acelerar essa providência”, explicou o presidente da autarquia de Serviços Obras de Maricá (Somar), Renato Machado.

De acordo com o secretário de Trânsito e Engenharia Viária, Márcio Carvalho, o trabalho está sendo realizado ao lado do leito da rodovia, numa área fora da administração do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER-RJ). Ele disse ainda que outros pontos da estrada estão sendo estudados para a mesma providência.

“O mais importante é conscientizar os motoristas a utilizarem os retornos de forma correta e evitar esses cruzamentos ilegais. Este é um ato de imprudência que põe em risco a vida de todos os usuários da via”, ressaltou.

Próximo ao local onde os acessos estão sendo fechados, o último dos canteiros vai virar uma área de lazer e comércio. O local tem cerca de 4 mil metros quadrados,  terá uma pequena rua na parte central, que deverá receber uma feira de artesanato e também food trucks, além de academia ao ar livre, playground, bancos, mesas para jogos e 47 luminárias. A previsão de conclusão é para maio.