A Prefeitura de Maricá divulgou nesta segunda-feira (22/03) o balanço da ação de fiscalização a bares, restaurantes e demais estabelecimentos, realizada na cidade para o controle de Covid-19 no último fim de semana (19, 20 e 21/03). A operação foi executada pela Secretaria de Ordem Pública e Gabinete Institucional (SEOP) que contou com equipes da Postura, guardas municipais e agentes do Proeis.

Nas operações, as equipes verificam itens como distanciamento social, disposição de mesas e cadeiras, álcool gel, sistema de ventilação, exposição dos alvarás de funcionamento em locais visíveis, aglomerações, uso correto de máscaras, horário de funcionamento e outros regramentos.

No Centro e em Ponta Negra (1° e 2° distritos respectivamente) foram 118 notificações verbais de forma educativa com a distribuição de cópias do decreto vigente, 10 notificações escritas e uma intimação por descumprimento do decreto. Já em Inoã e Itaipuaçu (3° e 4° distritos respectivamente) foram 110 notificações verbais e três notificações escritas.

Segundo o supervisor de fiscalização de Posturas, José Luiz Mattos, os trabalhos estão sendo realizados em dois níveis. O primeiro é informativo e educativo, já no segundo, sanções administrativas estão sendo tomadas para os comerciantes que insistem no descumprimento do decreto.

“Esta ação é em prol da vida, do bem comum. A população entende o trabalho realizado, no entanto uns poucos proprietários de estabelecimentos comerciais insistem no descumprimento do decreto. Em sua maioria, toda a cidade tem acatado a ordem do Decreto”, afirmou José Luiz Mattos.