Troca de luminárias - Foto: Anselmo Mourão

A Prefeitura de Maricá teve um projeto de iluminação pública contemplado por um investimento da concessionária de energia elétrica Enel, que atende à região Leste Fluminense. O projeto prevê a substituição de cerca de 600 lâmpadas à base de vapor de mercúrio por outras de led nos bairros de Itaipuaçu e Barra de Maricá, que é o primeiro município beneficiado. A troca vai representar uma redução no consumo de energia de até 75%, além de uma economia aos cofres públicos da ordem de R$ 1 milhão, visto que a instalação terá custo zero para o governo municipal.

Na Barra, a troca das lâmpadas acontece nas 200 luminárias que ficam nos 50 postes do calçadão da Avenida João Saldanha. Em seguida, a ação chega ao eixo viário principal de Itaipuaçu, passando pelas avenidas Gilberto Carvalho e Carlos Marighella até chegar à Rua Capitão Melo, já no Recanto, que vão receber um total de 400 novas luminárias. O prazo previsto para conclusão é de dois meses.

O subsecretário Leonardo Alvarenga explicou que se trata de uma política da concessionária a partir de uma determinação legal. “Pela lei, a empresa é obrigada a investir 1% de seu lucro líquido em projetos de iluminação elaborados pelo setor público, e Maricá foi uma das cidades contempladas. Estamos elaborando ainda outros projetos semelhantes”, adiantou Leonardo, lembrando que a pasta realiza uma média mensal de manutenção em 3 mil dos cerca de 40 mil pontos de iluminação em toda a cidade. “Neste ano, queremos chegar a 10% de luzes de led em nosso parque”, projeta.

Parte desses pontos de luz foi instalada recentemente na nova orla de Itaipuaçu, onde toda a iluminação já é composta por lâmpadas de led. Atualmente, foram ligadas luzes em 55 dos 194 postes instalados à beira mar, cada um com quatro luminárias. A Secretaria de Iluminação Pública realiza as ligações em apoio à autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar), que é a responsável pela intervenção.

De acordo com o secretário Adelso Pereira, a expectativa é chegar a pelo menos 50% das ruas iluminadas por led na cidade até 2024. “Aqui, a troca é de lâmpadas de 400 watts por luminárias com 98 watts cada, que gera grande economia com melhor luminosidade. Além deste projeto que vamos buscar novamente, temos ainda uma licitação para aquisição de 3.500 outras luminárias também de led, que deverão chegar primeiro às áreas de maior concentração e, em seguida,  aos bairros”, concluiu.