Foto: Marcos Fabrício

O programa Maricá+Verde comemora neste domingo (21/03), Dia Mundial das Florestas e Dia Municipal da Mata Atlântica, sete anos de atividade nas ruas e áreas verdes da cidade, oferecendo à população mudas de espécies nativas da mata atlântica nos bairros, onde já foram distribuídas à população quase 40 mil mudas, e com ações de reflorestamento nas regiões rural e urbana. Duas atividades estão previstas para esta segunda-feira (22) em comemoração ao aniversário.

A primeira acontece no Espraiado, onde o rio Caranguejo vai receber uma limpeza em suas margens e haverá ainda plantio de mudas nativas na área de mata ciliar, a partir das 9h. No período da tarde, será instalada no Silvado uma placa em homenagem ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22, para lembrar a importância na preservação da bacia hidrográfica daquela região. A Secretaria de Cidade Sustentável lembra que ambas as atividades estarão dentro das normas sanitárias devido à pandemia do novo coronavírus.

“Para nós é uma imensa satisfação poder celebrar esse projeto, que é um exemplo para outras cidades, arborizando e mudando a cara de Maricá”, disse o subsecretário Guilherme Mota. A tenda do ‘Maricá+Verde Visita seu Bairro’ é montada todas as quintas-feiras e distribui 100 mudas de espécies nativas, sempre a partir das 9h30. Desde 2014, quando foi iniciado, o programa distribuiu mudas e também conquistou fãs em toda a cidade, que acompanham o calendário semanal.

O aposentando Ailton Vivas é um desses super fãs do verde. “Sempre procuro saber onde estão para ver qual muda vou querer pegar. Tenho em casa ipê rosa e embaúba. Para mim, tem que ter verde em todo lugar, quero plantar sempre mais”, afirma o morador do Parque Nanci que transformou a casa em uma pequena área verde.

A primeira ação do Maricá+Verde em 2014 foi o plantio de árvores nas margens do rio Mumbuca. Uma das principais ações de reflorestamento ocorreu no Silvado, em 2019, quando alunos da rede municipal de ensino plantaram cerca de 2 mil mudas numa área de 8 mil metros quadrados da Fazenda Toulon, que disponibilizou um total de 10 hectares ao programa. Muitos seguidores do programa também procuram as mudas com intuito de arborizar seus bairros.

“Em um ano, eu busquei um total de 37 mudas para fazer uma cobertura florestal à beira da lagoa”, revelou a comerciante Samai Barbosa Sabino, de 30 anos, que se diz uma apaixonada pela iniciativa. As mudas arrecadadas, na maioria ipês, foi plantada às margens da lagoa do Marine, em São José de Imbassaí, onde ela mora. “Agora começou essa revitalização e tenho certeza que as árvores vão despontar quando o trabalho terminar”, acredita ela, ao contar que uma das mudar foi parar na encosta do Pão de Açúcar, um dos cartões postais do Rio. “Minha filha plantou e posso dizer que Maricá deixou sua marca por lá, através do Maricá+Verde”, celebrou.